segunda-feira, 26 de junho de 2017

XII Congresso Brasileiro de Bioética 2017

26 a 29 de setembro de 2017


Em Recife-Pernambuco no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Hospital Pedro II, o IMIP.


"A Bioética brasileira está de braços abertos para reunir todos os pensadores, profissionais, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, intelectuais, simpatizantes e iniciantes na área, visando realizar o seu Congresso em 2017.

É com grande satisfação que a Comissão Organizadora convida a todos a participar do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética, e do IV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA CLÍNICA promovido pelo Conselho Federal de Medicina – CFM.

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética, Regional Pernambuco, comunica que os Congressos serão realizados no Recife-Pernambuco, no período de 26 a 29 de setembro de 2017, nas dependências do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Hospital Pedro II, o IMIP, na cidade do Recife – Pernambuco.

Estamos organizando o XII Congresso Brasileiro de Bioética objetivando abrir espaço para o avanço do debate e planejamento da bioética e organizando este evento de modo a que você se sinta em casa durante esses quatro dias.

O XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA terá como objetivo principal alcançar novos patamares palpáveis no avanço da reflexão e encaminhamentos sobre o binômio Liberdades e Responsabilidades no âmbito da bioética, tendo como pontos de partida a discussão intelectual e acadêmica, a reflexão filosófica, a formação e a vivência profissional, a troca de experiências, a pesquisa, os avanços da humanização em todas as áreas a ela sensíveis e as práticas desse saber.
O tema central, que focaliza Liberdades e Responsabilidades, visa refletir sobre o momento da Bioética no Brasil e no mundo, onde reina a inquietação e o questionamento em relação a valores. Tal inquietação se origina em fatos marcantes e questões sociais que devem ser repensados, analisados e avaliados, e ao congresso caberá buscar proposições focais que sirvam ao equacionamento de soluções bioéticas a serem recomendadas.

Como evento, busca contemplar uma abordagem multidisciplinar onde a reflexão e o debate possam conduzir a encaminhamentos por novas propostas educativo-formativas, proposições de relações interpessoais baseadas na prática bioética, interação profissional e de comunicação humana, e nas práticas profissionais em saúde e em relações interpessoais, bem como nas Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.
O desenvolvimento dos Temas Livres constituirão um aspecto de grande importância na programação. Por meio das Apresentações Científicas, a comunidade tem chance de expor, divulgar e trocar experiências nas diversas áreas temáticas da bioética no evento. A discussão dos trabalhos é cada vez maior e mais dinâmica e os Pôsteres e Apresentações Orais serão desenvolvidos em espaço planejado, visando facilitar a absorção, interação face a face e a discussão.

Contamos com sua presença, na certeza que o convívio nos eventos, além de possibilitar a atualização científica será uma oportunidade especial para rever amigos e aproveitar o Recife Sua participação e interação conosco será bem-vinda, na linda e aprazível “Veneza Brasileira”, o Recife, um pedaço feliz do Nordeste, com seu povo acolhedor, suas variadas manifestações culturais, o maracatu, xaxado, bacamarteiros, repentistas, bumba-meu-boi, caboclinhos, serestas, tradições carnavalescas com direito ao passo e a frevo; com suas pontes, passeio pelo rio, restaurantes especiais, visita a Porto de Galinhas, relaxar em suas praias excepcionais e usufruir de seu clima descontraído.
O evento certamente ganhará maior brilho se contar com a sua participação!

A Comissão Organizadora"

sábado, 24 de junho de 2017

UMA TENSA E DENSA DISCUSSÃO "BIOÉTICA"

Resultado de imagem para A BELA QUE DORME

O trailer do filmehttps://www.youtube.com/watch?v=mdaI_gvAhyY


"O filme de Marco Bellocchio faz uma exploração multifacetada da complexa questão da eutanásia, em resposta ao famoso e controverso caso de Eluana Englaro na Itália. Um senador tem de decidir se quer aprovar uma lei que vai contra a sua consciência e a linha de seu partido, enquanto sua filha Maria, uma ativista de um movimento pró-vida, protesta na porta da clínica na qual Eluana está sendo tratada. Ao lado de seu irmão, Roberto é um militante laico, um opositor por quem Maria se apaixona. Em outra parte, uma grande atriz procura por sua fé e um milagre para salvar a filha, que está em coma irreversível há anos, e por quem ela sacrificou sua relação com o outro filho. Por fim, a desesperada Rossa quer morrer, mas um jovem médico chamado Pallido opõe-se radicalmente ao seu suicídio. Essas histórias convergentes são conectadas por uma reflexão sobre o sentido da vida." 

(Ganhou o Festival de Veneza o Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Ator Jovem para Fabrizio Falco) 


domingo, 18 de junho de 2017

MANUAL DISCUTE QUESTÕES DE ÉTICA TEÓRICA E APLICADA

Resultado de imagem para manual de ética

"Contribuições para o estudo da ética filosófica e análise de problemas morais."

Desde sua publicação em 2014, tenho retomado sempre os textos apresentados ao longo desta obra.
Trata-se de riquíssimo material que a meu ver possibilita que seu leitor evite ou escape de "lugares-comuns" defendidos, por todos os lados, (difícil encontrar alguém que não se arrisque a falar sobre o assunto, mesmo sem nenhum treino no assunto), e o fazem num tom que torna notória a pouca familiaridade com os clássicos no assunto (de todos tempos). 
Os temas aqui, ao contrário, são apresentados e discutidos seriamente a partir das questões a que se propõe cada especialista numa determinada área em que atua

"Este livro é um compêndio destinado apresentação dos subsídios oferecidos pela cultura filosófica para análise de questões éticas, assim como para orientação de juízos práticos, decisões e condutas em que tais questões estejam envolvidas. Sua elaboração envolveu a colaboração de trinta e sete especialistas, vinculados a vinte instituições universitárias. As reflexões e análises apresentadas em seus trinta e dois capítulos constituem uma riquíssima fonte de referências para quem quer que se veja confrontado com questões éticas complexas e que precise avaliá-las de maneira mais rigorosa e precisa. O resultado desse esforço é também um amplo e aprofundado conjunto de contribuições para ensino de ética nas disciplinas que, direta ou indiretamente, tratam desse tema nas universidades brasileiras [...]."

______.
TORRES, José Carlos Brum (Org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do sul: Universidade de Caxias do Sul: BNDES, 2014.







quinta-feira, 15 de junho de 2017

ANTROPOLOGIA KANTIANA



LIVRO:

"Cursos de Antropologia: a faculdade de conhecer"
Seleção de textos dos Cursos de antropologia de Kant relativos à sensibilidade e à imaginação;
Autor: Immanuel Kant
(Seleção, tradução e notas de Márcio Suzuki)

Link: 
https://docs.wixstatic.com/ugd/af0615_04654cc3301c4292b1f8bf89f622bf10.pdf


XXII COLÓQUIO HEIDEGGER


XXII Colóquio Heidegger 

Brasil, São Paulo 

UNIFESP – Hospital do Rim 26 a 28 de Outubro de 2017. "Variedades da Intencionalidade: Transcendência e Acontecimento"



(Uma das possíveis próximas paradas)
http://coloquio-heidegger.org/

FILOSOFIA DA TECNOLOGIA

Resultado de imagem para filosofia da tecnologia



Ainda na caminhada, com reflexões que fiz ao longo do mestrado; e retomando aqui, na tentativa de avançar por questões relacionadas à "Filosofia da tecnologia" com desdobramentos de temas sobre Ética e tecnologia, mantendo aquela reflexão inicial, com ajustes. 
______.
"A obra Filosofia da tecnologia: um convite", publicada em 2011 pela editora da Universidade Federal de Santa Catariana, apresenta os autores fundamentais e as principais correntes filosóficas que perpassam a filosofia da tecnologia. Além de divulgar o debate filosófico existente em torno da tecnologia de forma convidativa, instiga e desafia a realização de novas pesquisas sobre esse tema ainda pouco estudado no contexto brasileiro. Trata-se de uma das melhores referências sobre a temática existentes em língua portuguesa. A clareza argumentativa com a qual a obra foi escrita permite que pessoas não iniciadas nessa área tenham um entendimento adequado do assunto e pessoas já inseridas na tradição filosófica conheçam a pluralidade e a complexidade dos problemas filosóficos vinculados à tecnologia. Muito mais do que um recorte ou uma simples reconstrução da história da filosofia da tecnologia e de seus problemas, a obra traz um olhar crítico e reflexivo sobre as questões filosóficas despertadas pela tecnologia. O livro encontra-se dividido em 9 capítulos nos quais são apresentados os principais temas e problemas que permeiam a filosofia da tecnologia. No primeiro capítulo da obra, Cupani enfatiza a complexidade que envolve o estudo filosófico da tecnologia. As dificuldades iniciam quando os investigadores se propõem a responder a seguinte questão: o que é a tecnologia? Diferentes filósofos profissionais buscaram respostas para essa indagação. Dentre as múltiplas definições e caracterizações existentes sobre a tecnologia, Cupani destaca aquela apresentada pelo filósofo norteamericano Carl Mitcham (1994) que compreende a tecnologia i) como objeto, ii) como conhecimento, iii) como atividade humana e iv) como volição. Além da problemática conceitual, o autor considera que a tecnologia tem implicações filosóficas distintas que repercutem de diferentes formas nas diversas áreas da filosofia. Assim, muitas teses filosóficas desenvolvidas ao longo da tradição poderiam ser repensadas e/ou reavaliadas a partir de ponto de vista tecnológico."

SZCZEPANIK, G. E. In: Principia 16(3): 505–510 (2012).

(Principia: an internationnal journal of epistemology Published - by NEL - Epistemology and Logic Research Group - Federal University of Santa Catarina – UFSC - Center of Philosophy and Human Sciences – CFH - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Florianópolis, Santa Catarina – Brazil).

sábado, 10 de junho de 2017

UMA REFLEXÃO: “MORAL PROGRESS: EXPANDING THE HUMAN MIND”

“MORAL PROGRESS: EXPANDING THE HUMAN MIND” –
Dr. Christian Welzel.

“Counter-intuitive as it may seem in the face of rising populism, Dr. Christian Welzel will show fascinating data from the World Values Surveys, illustrating that most of humanity has turned more emancipatory in its moral values over recent decades and that this cultural transformation has brought our better moral qualities to the surface.
Christian Welzel is Chair of Political Culture Research at Leuphana University Lueneburg. He is also vice-president of the World Values Survey, senior foreign advisor of the National Research University in Moscow and affiliate of the Center for the Study of Democracy, UC Irvine. Author of 120 publications, Welzel’s research focuses on global cultural change. His most recent book is the award-winning Freedom Rising (2013 at Cambridge University Press).
This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at http://ted.com/tedx

VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=qesLGw23_zQ&feature=youtu.be

FÉ E CIÊNCIA

Fé e ciência segundo Uriel Heckert

"Novo vídeo TV NUPES: A trajetória pessoal do Dr. Uriel Heckert de integração entre fé e ciência. É professor aposentado de Psiquiatria da UFJF, possui mestrado em Filosofia pela UFJF e doutorado em Psiquiatria pela USP. Membro fundador do CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos" (MOREIRA-ALMEIDA, 2017).

VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=YAAIUvsgtKg

quarta-feira, 7 de junho de 2017

ROMANTISMO ALEMÃO

EMENTA E BIBLIOGRAFIA DO CURSO:

"O curso tem como proposta fazer uma leitura conjunta do problema da natureza e do mito no Romantismo alemão. Busca-se inicialmente estudar o modo como a natureza passa de problema metafísico-teológico a problema mitológico, a partir da leitura de Diderot, Buffon, Goethe e Herder, para estudar o problema da mitologia em Schelling e no romantismo. O curso pretende também discutir os reflexos do pensamento romântico sobre natureza e mitologia em autores contemporâneos."

http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/posgraduacao/ementas/2017-2/FLF5220_2_2017.pdf

terça-feira, 6 de junho de 2017

"DO WE SURVIVE DEATH? A LOOK AT THE EVIDENCE"


"Do We Survive Death? A Look at the Evidence"-a special public lecture event presented by UVA Division of Perceptual Studies faculty.

This video contains a 2 hour 30 minute segment of the special public lecture event that took place at the Science Museum of Boston, September 17th, 2016. The UVA DOPS faculty gathered in Boston to offer lectures about their research. This event was sponsored by Tracy Coen.

In this video, UVA DOPS advisory board member Patrick Belisle, is acting as the moderator for the duration of the event. Our sponsor Tracy Coen, as well as near-death experiencer Jeff Olsen, are also featured in the video before the lecturers begin their presentations.

The DOPS researchers in order of appearance are as follows: Dr. Bruce Greyson; Dr. Jim Tucker; Dr. Kim Penberthy; and Dr. Ed Kelly. There is a panel discussion at the end in which the researchers address questions posed by the audience members.

The Division of Perceptual Studies (DOPS) is a research unit within the Department of Psychiatry and Neurobehavioral Sciences at the University of Virginia Health System. The research faculty of the Division are known internationally for their expertise and research integrity in the investigation of phenomena relevant to the nature of consciousness and its relationship to the physical world.

For more information about the research being done at the UVA Division of Perceptual Studies, please visit our website at https://www.uvadops.org "

A VIDA DO ESPÍRITO: "O PENSAR, O QUERER E O JULGAR" (UMA NOVA EDIÇÃO)

Resultado de imagem para vida do espírito
 

"A essência não só precede à existência como ainda sobreviverá a ela." (MARQUINHOS, 2017)

Com a releitura desta; o que procuro são elementos para uma reflexão sobre a "relação mente-corpo". É sabido que Hannah Arendt dedicou grande parte de seus escritos a estudar a “mente” atuando "no mundo" e, de certa forma aqui o interesse se mostra a partir da descoberta do "homem interior" bastante perceptível logo na leitura do Sumário da obra.

"Pensarquerer julgar são as três atividades básicas. Não podem ser derivadas uma das outras, e embora tenham certas características comuns, não podem ser reduzidas a um denominador comum. Para a pergunta 'O que significa pensar?' não há, em última instância, outra resposta senão a que Kant chamava de 'a necessidade da razão', o impulso interno dessa faculdade para se realizar na especulação.”

“O último trabalho de Hannah Arendt, e considerado por muitos sua obra mais importante O livro investiga o próprio pensamento em sua existência na vida contemplativa, e foi pensado como uma obra em três volumes que explorariam as atividades do espírito que Arendt considerava fundamentais. Assim, a autora faz uma análise rica e desafiadora das atividades espirituais do pensar, do querer e do julgar, e dedica-se, passional e racionalmente, à questão fundamental ao ser humano de como a mente opera. A partir de uma apurada releitura dos textos mais importantes dos pensadores que, ao longo da história da filosofia, trataram dos três temas, a autora descobriu aspectos surpreendentes das obras dos grandes mestres. Deste modo, o capítulo sobre o pensar recorre a um extenso material para responder a questões sobre a posição dessa atividade diante do mundo das aparências, sobre a sua origem (o que nos faz pensar?) e sobre a dimensão temporal em que se move o sujeito pensante. O capítulo dedicado ao querer revê a pré-história da noção de vontade na filosofia antiga, examina a descoberta dessa faculdade no período cristão e a posição central ocupada por ela na filosofia moderna, sublinhando o questionamento dessa centralidade na filosofia contemporânea. O capítulo sobre o julgar foi interrompido com sua morte, em 1975. Mary McCarthy, amiga e inventariante de Arendt, decidiu suprir essa lacuna com a inclusão de excertos de cursos da autora sobre a filosofia de Kant, na qual ela esperava encontrar as fontes para o exame da faculdade de julgar. Com uma linguagem viva e fluente, A vida do espírito desperta a atenção de um público amplo, interessado nos debates intelectuais mais relevantes da contemporaneidade. A tradução precisa, feita há mais de uma década por um grupo de estudiosos, foi novamente revista para esta edição.

______.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito.  Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2022.

______. Escritos judaicos. São Paulo: Editora Amarilys, 2016.

sábado, 3 de junho de 2017

O PROBLEMA MENTE-CÉREBRO

"TV NUPES: Problema mente-cérebro segundo Prof. Homero Vallada, USP
Entrevista concedida durante o Simpósio Mente-Cérebro em Abril/16, onde ministrou uma conferência.
O Prof. Homero Vallada é o principal pesquisador brasileiro em genética psiquiátrica, tendo publicado mais de 200 artigos em revistas científicas, que receberam mais de 4000 citações."

Vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=HRg0DsvHE70

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...