Das obras “O Encheirídion” de Epicteto e as “Meditações” do imperador Marco Aurélio, tenho estudado a maneira
de se conceber a filosofia como “exercício”, como fim a ser buscado
para mudança interior de quem se aprofunde em reflexões filosóficas nessa chave
de interpretação.
O Encherídion reúne pensamentos e máximas de Epicteto organizadas por
Arriano, seu discípulo, com o objetivo de preparar o aprendiz de filósofo para uma
vida filosófica orientada à prática. As Meditações
(tá eís eautóv) de Marco Aurélio também
são desse tipo; "exercícios espirituais" escritos, sobre certos temas que foram refletidos por Epicteto e que o Imperador usou para orientar-se na mudança interior
à medida que a vida assim o exigisse.
Importante aqui, é tomar a ideia da
prática de “exercícios espirituais” como esforço,
disposição em se alcançar alguma coisa. Nesse caso, esforçar-se na aquisição de
virtudes. Daí a ideia para esse texto nesta manhã, de caminhar pela
vida, “passear sozinho” e enveredar por conversas íntimas; tarefa complexa e por vezes penosa, mas a meta é buscada no sentido de aperfeiçoar corpo e a
alma.
"Para que suportemos mais facilmente e com
mais zelo as penas que devemos enfrentar em vista da virtude e da perfeita
honestidade, eis os raciocínios úteis que foram feitos. “A quantas penas alguns
se submetem por causa dos seus maus desejos, como aqueles que amam sem freio,
quantas penas outros suportam tendo em vista o ganho de dinheiro, quantos males
alguns sofrem para conquistar reputação! E, no entanto, é voluntariamente que todas
estas gentes suportam toda espécie de fadiga. Não é, pois, monstruoso que eles
suportem tantos males por nada daquilo que é bom, e que nós não suportemos com
solicitude e prontidão toda a fadiga pela perfeita honestidade, para evitar o
vício que prejudica nossa vida, para adquirir a virtude que nos proporciona
todos os bens?”
(TÈLÈS et MUSONIUS, 1978).
Por trás dessa reflexão, considerando
a noção de “exercícios espirituais” está a importância
da filosofia como ascese (askesis) e conversão (metastrophé) em Epicteto e Marco Aurélio, que retomarei em texto com objetivos mais acadêmicos; aqui faço somente os esboços para reflexões posteriores..
______.
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de
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