quinta-feira, 23 de maio de 2019

REFLEXÃO MATINAL XXXVII: EXERCITANDO ATARAXIA E APATHEIA


Gosto disso...
(IMAGEM: Pinterest)

De Epictetus, o ponto de partida para a reflexão matinal: considerar o que realmente é importante.

Não alimentar hábitos ruins, pois, reeducar-se no restabelecimento da saúde já é profilaxia a evitar desvios futuros. O projeto, por visar a Sabedoria prática, é um empreendimento bastante viável e extremamente relevante do ponto de vista existencial. Reedificar o “ponto de vista”, olhar, do presente o passado e seus erros a evitar; o futuro e seus objetivos. Buscando elevação, considerando com serenidade em progresso. Estou no caminho; fazendo o melhor.

“Para Epicteto, o ato de pôr em prática a filosofia supõe o afastamento das coisas exteriores e o aperfeiçoamento da capacidade de escolha, de modo a “torná-la harmoniosa à natureza, elevada, livre, desimpedida, desembaraçada, leal, digna com a natureza” (Diss. 18). Essa liberação e valoração da capacidade de escolha só é possível, segundo Epicteto, com a aplicação do primeiro teorema exposto em Diss. 1.1 e Ench.1: das coisas, umas estão sob nosso encargo (aquelas relacionadas à capacidade de escolha), outras não. As primeiras são livres e desimpedidas por natureza (pois temos o poder de tomá-las ao nosso encargo e sermos, consequentemente, livres como elas). As outras são servis, pois estão sob o poder alheio (das forças da natureza e de outros seres humanos). Se nos ligarmos a estas, alerta Epicteto, desejando-as ou evitando-as, acabamos por perder a possibilidade de sermos livres, submetendo-nos à mesma necessidade que as governa (Diss. 1.18.19). Não se submeter às coisas exteriores significa ter uma nova atitude diante delas: não vê-las como coisas boas ou más em si mesmas, não se queixar ou lamentar-se diante delas (Diss. 1.18.23), mas enfrentá-las como serenidade e coragem." . (Dinucci, Aldo. In: P E R I, v . 0 8, n . 0 2, 2016 . p . 1 7 7 - 1 9 1)

Alguns instantes sejam reservados, também, para reflexão sobre as vicissitudes:

Aprender o que é a morte, o que é o exílio, o que é a prisão, o que é a cicuta; para que seja capaz de dizer na prisão “Ó amigo Críton, se assim é desejado pelos Deuses, que assim seja”  e não frases como “Sou um infeliz, um velho! Para isso velo pelos meus cabelos brancos?” (Diss. 1.18.24)


Com foco nas três visões do termo ética (aqui, dos antigos), exercitando a simples arte de viver: Sempre Viver... 

"Mantenha-se Forte; mantenha-se Bem" (Sêneca)

______.
DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.
EPICTETO. Entretiens. Livre I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.

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