sexta-feira, 23 de agosto de 2024

TEMPO DE ESTUDOS: " APRENDIZAGEM EFETIVA"

Li, reli e estou estudando este livro sobre "Aprendizagem efetiva" recentemente.

E, agora numa pausa como sempre tenho feito, prossigo com as reflexões, que estabeleci para mim já há algum tempo, em nível de aprendizagem constante, como projeto: a reforma de conduta pessoal, “curar as paixões”; domar o corcel desgovernado, exercitar-se sem rudeza, em abandonar maus hábitos. Ou seja, todos os esforços para melhor compreensão do que seja desenvolver e aplicar a virtude, aprimorar as emoções, exatamente por pressupor que tais podem ser revertidas. Ao contrário de concepções mirabolantes que dominam o "mercado", é possível e viável tal reversão em força interior para resistir aos assaques e provocações externas, fundamentais na constituição de uma imperturbável tranquilidade da alma (ataraxía - ἀταραξία).

Para isso, adotamos, aprender manter livre o princípio diretor, por isso o livro traz boas contribuições.

"Apaga a representação; detém o impulso; extingue o desejo: mantém a capacidade ditretriz sob controle dela mesma." (MARCO AURÉLIO. Meditações. IX,7)

Neste sentido de aprendizagem, reli também de René Descartes, na obra sobre “As paixões da alma”, ponto de partida para a reflexão desta manhã:

Ora, visto que essas emoções interiores nos tocam mais de perto e têm, por conseguinte, muito mais poder sobre nós do que as paixões que se encontram com elas, e das quais diferem, é certo que, contanto que a alma tenha sempre do que se contentar em seu íntimo, todas as perturbações que vêm de outras partes não dispõem de poder algum para prejudicá-la. Servem, antes, para lhe aumentar a alegria, pelo fato de, vendo que não pode ser por elas ofendido, conhecer com isso a sua própria perfeição. E, para que a nossa alma tenha assim do que estar contente, precisa apenas seguir estritamente a virtude. Pois quem quer que haja vivido de tal maneira que sua consciência não possa censurá-lo de alguma vez ter deixado de fazer todas as coisas que julgou serem as melhores (que é o que chamo aqui seguir a virtude), recebe daí uma satisfação tão poderosa para torná-lo feliz que os mais violentos esforços da paixão nunca têm poder suficiente para perturbar a tranqüilidade de sua alma".

...

E, prosseguindo, estudando, aprendendo, cheguei a este livro do prof. Cosme Massi: “Aprendizagem efetiva” conforme os dados abaixo, nas Referências bibliográficas. E, acrescento também o Link para que desejar adquiri um exemplar:

Link da editora Nobiltá:

https://ebooks.nobilta.com.br/destaques/ebook-aprendizagem-efetiva-por-cosme-massi

Um livro que tenho estudado aqui. “Este livro tem por objetivo principal mostrar as relações entre a ação humana e o conceito de aprendizagem efetiva que será proposto ao longo deste livro. Pretendemos demonstrar que o aprendiz poderá alcançar uma aprendizagem muito mais efetiva na medida em que colocar em prática as diversas consequências que podem ser extraídas das características fundamentais da categoria ação humana.

A aprendizagem pode ser definida como as modificações que ocorrem no homem quando ele realiza uma ação. Tais modificações ocorrem no homem na forma de pensamentos, sentimentos, desejos, conhecimentos e habilidades físicas ou mentais. O homem foi feito para aprender sempre. É da sua natureza agir e aprender com suas ações. Ao agir ele modifica a si mesmo, ganhando novos conhecimentos e habilidades. Por isso, o seu maior desafio não é aprender. Aprender é uma consequência de sua própria natureza. Mesmo com pouco esforço o homem aprende alguma coisa. O maior desafio é aprender mais e melhor, no menor custo possível de tempo e recursos.

Formato: eBook (PDF)  | Tamanho do arquivo: 4.374 KB 

Ideal para: Professores, gestores e demais profissionais que atuam em aprendizagem, em especial no ensino superior.

______. 

DESCARTES, René.  As paixões da alma. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Regras para orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril Cultural, 1983.

______. Dissertação de 1770. De mundi sensibilis ataque inteligibilis forma et princípio. Akademie-Ausgabe. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. Trad. apres. e notas de Leonel Ribeiro dos Santos. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda. FCSH da Universidade de Lisboa, 1985.

______. Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como ciência. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2014)

______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1982.

______. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? InEstudos Kantianos, Marília, v. 8, n. 2, p. 179-189, Jul./Dez., 2020.

______. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

______. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontenella. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1996.

KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). (O Livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro, ______. 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Brasília, DF: Feb, 2013.

MARCO AURÉLIO. Meditações. Trad. Aldo Dinucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

MASSI, Cosme. Aprendizagem efetiva. Curitiba, PR: Ed. Nobiltá, 2020.

______. As leis naturais e a verdadeira felicidade. Curitiba: Kardec Books, 2020.



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