Desde a publicação de seu
livro The Conscious Mind, David
Chalmers tem defendido a ideia de que estamos mais convencidos da existência da
nossa experiência consciente e pouco sabemos ainda além disso, no entanto, o
que sabemos não nos autoriza uma adoção de abordagens reducionistas da
consciência como conclusivas. David Chalmers em seus livros tem discutido e
tende a rejeitar o materialismo (apesar do seu "argumento dos zumbis"). Ao fazê-lo, segue defendendo a tese de que a
consciência, mesmo entendida como experiência consciente, tem elementos de uma
propriedade "não-física" do mundo. O que resulta de seus livros em que discute
tais questões é o que ele chama de “dualismo naturalista”.
Tendo há algum tempo adentrado por esse caminho, estou acompanhando o
percurso teórico de seus argumentos para melhor compreensão. A partir da ideia,
que me agrada desde muito tempo, estou fazendo uma leitura no sentido de
uma “reconstrução” do
percurso que ele desenhou. Chalmers tem sido criticado por autores adeptos
do “reducionismo” e materialistas. Com a leitura das obras pretendo
compreender esses argumentos e pensar uma alternativa às propostas materialistas.
Tenho inicialmente a tendência em não aceitar as teses materialistas. A ideia é
estudar e aprofundar argumentos que demonstrem que o argumento do
materialismo é falso. A estas acrescento releituras de obras clássicas, como sempre meu ponto de partida e de chegada.
1. CHALMERS,
David. Philosophy of mind:
classical and contemporary readings. Oxford: OUP, 2002.
"[...] Antologia de
artigos na filosofia da mente, Filosofia da mente: Leituras clássicas e
contemporâneas foi publicada pela Oxford University Press em 2002. Esta é uma
coleção abrangente que pode ser usada em cursos universitários em todos os
níveis (introdutório, graduação avançada, pós-graduação) . O volume
concentra-se em questões fundamentais sobre a metafísica da mente, consciência
e conteúdo mental." (680 p.)
2. CHALMERS, The councious mind: the Conscious
Mind in Search of a Fundamental Theory. Oxford: OUP, 1997. (432p.)
"Este livro foi
publicado com Oxford University Press em abril de 1996. [...] dissertação de
Ph. D. na Universidade de Indiana (1993), e foi revisado em um livro,
adicionando alguns novos capítulos, apertando os argumentos e tornando-o mais
acessível. O livro é um estudo ampliado sobre o problema da consciência. Depois
de configurar o problema, argumento que a explicação redutora da consciência é
impossível e que, se alguém toma a consciência a sério, é preciso ir além de
uma estrutura materialista rigorosa. Na segunda metade do livro, mudo para uma
teoria positiva da consciência com leis fundamentais ligando o físico e o
experiencial de forma sistemática. Finalmente, uso as idéias e os argumentos
desenvolvidos anteriormente para defender uma forma de inteligência artificial
forte e para analisar alguns problemas nos fundamentos da mecânica quântica. O
site inclui um índice, a introdução e algumas análises, entre outras
coisas."
______.
Fonte: consc.net
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