segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A "ALMA" NO ESTOICISMO: UMA FORTALEZA INTERIOR


Resultado de imagem para inner citadel

"Esqueça o passado, entregue o futuro às mãos da Providência, e consagre o presente à virtude." (Marcus Aurelius)
...
Não tenho dúvidas de que este foi um dos melhores livros, dos que li recentemente, que um amigo indicou a leitura e me emprestou para que eu pudesse ler. Valeu cada instante na leitura; tive que me dedicar a estudá-lo nos últimos meses. O tema, intimamente relacionado, aos estudos que geralmente insiro nessa página, onde tenho como objetivo ir registrando as leituras, releituras e aproveitando tais registros para eventuais escritos futuros. Aqui, portanto, refletir sobre a alma é apresentado como grande objetivo estóico, tema bastante privilegiado nesse livro. 
...   
“As Meditações de Marco Aurélio são hoje valorizadas - como foram ao longo dos séculos - como fonte inesgotável de sabedoria. E como uma das três expressões mais importantes do estoicismo, este é um texto essencial para todos os interessados ​​em religião e filosofia antigas. [...] Pierre Hadot, eminente historiador do pensamento antigo, descobre novos níveis de significado e expande nossa compreensão de sua filosofia subjacente.
Escrito pelo imperador romano para sua própria orientação privada e auto-admoestação, as Meditações estabelecem princípios para viver uma vida boa e justa. Hadot investiga as diretrizes e convicções de Marco Aurélio e discerne o sistema conceitual, até então não percebido, que as fundamenta. Citando abundantemente as Meditações para ilustrar sua análise, o autor permite que Marcus Aurelius fale diretamente com o leitor. E, Hadot desdobra para nós o contexto filosófico das Meditações, comentando os filósofos que Marco Aurélio leu e dando atenção especial aos ensinamentos de Epicteto, de quem era discípulo.
A alma, o princípio orientador dentro de nós, está na filosofia estóica de Marco Aurélio como uma fortaleza inviolável da liberdade, a 'cidadela interior'. Este estudo espirituoso e envolvente de seu pensamento oferece uma nova imagem do fascinante filósofo-imperador, uma compreensão mais completa da tradição e das doutrinas do estoicismo e uma rica percepção da cultura do Império Romano no segundo século. Pierre Hadot estudou Marco Aurélio por mais de vinte anos; neste livro ele destila sua análise e conclusões com extraordinária lucidez para o leitor em geral.”


Fonte: Amazon

______
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...