domingo, 15 de abril de 2018

UMA REFLEXÃO SOBREAS FRAGILIDADES E O "BEM HUMANO"

Resultado de imagem



Li esse livro em 2009; de vez em quando, como hoje pela manhã, revisito um de seus capítulos.

Foi publicado, aqui no Brasil,  com o título: "A fragilidade da bondade"Um exame sobre a "vulnerabilidade humana" em relação à "fortuna" no pensamento ético dos poetas gregos, de Aristóteles e Platão.

Sua autora Martha C. Nussbaum, estudiosa reconhecida internacionalmente como especialista em temas sobre Aristóteles; Professora emérita de Direito e Ética da Universidade de Chicago.

Aqui,  "examina respostas gregas para os desafios éticos de se construir uma boa vida por meio de boas escolhas, diante de ameaças do destino que ultrapassam nossa capacidade de controle e provocam crises angustiantes. Os impasses da tragédia grega, apontam, levam a dilemas em que os imperativos da práxis se impõem e exigem o cumprimento de deveres éticos na esfera pública, com o que o leitor/espectador encontra um amparo para compreender as difíceis escolhas que a vida impõe, e a eventual falta de soluções positivas."

Uma excelente reflexão sobre a bondade entendida como "Bem humano; eudaimonia".
______.
NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo, Martins Fontes, 2009. 486 páginas. 

______. NUSSBAUM, Martha. The fragility of goodness: luck and ethics in greek tragedy and philosophy. 2. ed. Cambridge University Press, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXX: “REVOLUÇÃO” PESSOAL E INTRANSFERÍVEL (II)

  Estudando sempre, mantendo o foco de sempre, acrescentando novos textos às leituras sobre o período “ pré-crítico ” kantiano, destaco aqui...