quinta-feira, 23 de agosto de 2018

IDEALISMO ALEMÃO: SCHELLING




“Traduzido do espólio original do autor, esta breve introdução (propedêutica) à filosofia conduz o leitor pelo desenvolvimento do pensamento filosófico ocidental moderno até o ponto em que Schelilng começa a atuar no cenário. Sua abordagem parte de uma explicação dos principais problemas da filosofia e de sua origem necessária na natureza humana, e passa para uma designação das perspectivas acima das quais a filosofia teve de elevar-se para atingir o ponto de vista absoluto. O texto conta com tradução, notas e introdução de Pablo Guimarães, que esclarece alguns pontos mais específicos do pensamento de Schelling e do seu contexto filosófico, o chamado idealismo alemão.”


Sobre o autor:
Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling (1775–1854) foi um filósofo e educador alemão. Junto de Fichte e Hegel, é talvez um dos pensadores mais influentes da tradição filosófica conhecida como “idealismo alemão”. Mudou muito suas concepções filosóficas ao longo dos anos, o que não deixa de refletir aquele período dinâmico da história da filosofia, mas sua importância para o pensamento contemporâneo persiste principalmente por três motivos: sua filosofia da natureza, que abre a possibilidade de entender a natureza para além daquilo que as ciências naturais modernas conseguem identificar; sua concepção anti-cartesiana da subjetividade e sua crítica do idealismo hegeliano.”

______.

SCHELLING, Friedrich W. J. von. Propedêutica da Filosofia . Trad. Pablo Guimarãoes. Campinas, SP: Vide Editorial, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...