Mais uma obra acrescentada à extensa Bibliografia.
De bastante relevância, para o que
se pretende e se trabalha por aqui nessa página, traz vários elementos da filosofia kantiana,
desdobra-se para temas “religiosos”, vai a Schelling e os demais idealistas alemães,
aproximando-se de Friedrich Daniel Schleiermacher, todos temas sobre os quais tenho me dedicado e
pretendo refletir e escrever em momento oportuno.
...
“Para os pensadores do século XIX, o
problema central da consciência religiosa
no Ocidente moderno era a tensão entre os conceitos predominantes de autonomia individual e a tradicional
reivindicação judaico-cristã de revelação
divina. ‘O Deus Interior’ reúne dez
dos ensaios do professor Emil Fackenheim sobre os idealistas alemães que tenta resolver essa tensão.
Essa preocupação filosófica encontrou sua expressão mais perspicaz e abrangente, quando a noção tradicional de ‘Deus como transcendente’ foi reconceitualizada como ‘o Deus interior’. A internalização da ‘alteridade’ de Deus atingiu seu clímax com Hegel, o tema da obra anterior de Fackenheim, ‘A Dimensão Religiosa no Pensamento de Hegel’. Esse, há muito aguardado volume examina os estágios iniciais do processo, começando com seu iniciador, Immanuel Kant, considerando então Schelling em suas fases anteriores e posteriores e, finalmente, olhando mais uma vez para Hegel. A investigação desse movimento, juntamente com os temas relacionados à história e às artes literárias, leva à reflexão sobre o significado de levar a historicidade a sério. Está incluído o clássico e muito citado artigo Metafísica e Historicidade’, que liga a filosofia dos idealistas alemães às questões de historicidade e pensamento existencial do século XX em particular. O ensaio inédito 'Schelling em 1800-1801: arte como revelação', fornece uma visão geral da história filosófica de Kant através de Fichte e Schleiermacher, e na sequência Schelling.
Todos os ensaios aqui reunidos estão relacionados com a singularidade radical da história e da existência, por um lado, e as exigências da verdade filosófica, por outro. Eles são informados pelo envolvimento do professor Fackenheim com os profundos desafios filosóficos de nossos dias - particularmente seus esforços, como teólogo judeu, para enfrentar os horrores do Holocausto.
Vemos, por meio da exposição de Fackenheim, como esses pensadores procuraram lidar com a presença do mal radical, um problema cuja relevância moderna é explorada no epílogo deste volume, o ensaio de 1988 ‘Holocausto e Weltanschauung: reflexões filosóficas sobre por que o fizeram.”
(Grifos e destaques são meus)
Fonte: Amazon.
______.
FACKENHEIM, Emil. The God within: Kant, Schelling, and Historicity. University of Toronto Press, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário