Sobre o livro de Nachmanowicz,
indicado abaixo:
“É possível pensar
musicalmente?” A questão colocada por Ricardo Nachmanowicz no início de seu
livro pode ser considerada “clássica” em dois sentidos: tanto o é porque sempre
retorna em toda estética da música, tornando-se a pedra de toque para a avaliação
da fecundidade das respostas, como também porque, do ponto de vista formal, ela
somente adquire sentido pleno, na tradição da música ocidental, a partir do
período clássico ou, mais precisamente, entre este e o período romântico. Não é
por acaso que os autores aos quais Nachmanowicz dedica seus esforços sejam
Eduard Hanslick e, sobretudo, Kant. Ao primeiro, coube o reconhecimento de que
“o ouvir atento” que caracteriza a apreciação de formas musicais tem um
componente vinculado ao entendimento, uma condição singular que se mostra na
medida em que se oculta: tudo ocorre como se a apreciação se fizesse de
modo imediato, no estrito deixar-se levar pela sucessão das ideias
musicais, conquanto esse abandono ao sentido das formas sonoras dependa,
criticamente, de uma complexa operação do entendimento, o que significa que se
dá de modo mediado (um passo que a noção de “ideia musical”, evocada
por Hanslick, já indica). A Kant foi legada, por Nachmanowicz, a tarefa atlante
de esclarecer essa condição da significação musical, uma tarefa que se
desdobra na pergunta acerca da possibilidade de uma epistemologia da
música..."
NACHMANOWICZ, Ricardo Miranda. Lógica e música: conceitualidade musical a partir da filosofia de Kant e Hanslick. Belo Horizonte, MG: Relicário edições, 2014
...
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