sábado, 4 de maio de 2019

KIERKEGAARD E AS OBRAS DO AMOR



Assim que terminei a leitura da tese de doutorado de Kierkegaard: "O conceito de Ironia", também "O conceito de Angústia", chega às minhas mãos, assim que terminei de reler uma de suas obras, (e, prosseguindo com os trabalhos) essa do Kierkegaard, de quem há anos tenho lido as obras centrais. E, dessa só  conheci alguns excertos à época de graduação! Já o abri e estou relendo! 
Ademais, o momento, para mim, é mais que oportuno, para essa leitura! 

Prosseguindo!

"Essas considerações, de 1847, analisam o mandamento do amor, ante o pano de fundo do Hino à caridade. Recorrem à filosofia e lembram o Banquete. Mas o amor cristão é um mistério, que só pode ser conhecido pelos seus frutos, as obras: há que crer no amor. O amor cristão é comparado com o amor platônico e a amizade aristotélica. O poeta elogia o amor apaixonado, sem saber como e por que o amor precisa transformar-se em dever. Amar a si mesmo é natural, mas a religião do amor acrescenta: ama o teu próximo "como a ti mesmo". Este acréscimo pode mudar o mundo, vencer o egoísmo. Amar é aproximar o outro do Amor, ajudá-lo a conhecer e a viver o amor divino. E o outro não é o segundo eu, mas o "primeiro tu".
______.
KIERKEGAARD, S. A. As obras do amor: algumas considerações cristãs em fomas de discursos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013 (5. Reimpressão 2018).

______. Œuvres Complètes. Tome XX. Index Terminologique. Principaux concepts de Kierkegaard par Gregor Malantschuk. Traduit du danois, adapté e complété par Else-marie Jacquet-Tisseau. Paris, Éditions de L’orante, 1986.

______. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Virgilius Haufniensis. Tradução e Posfácio Álvaro Luiz Montenegro Valls. 3. edição, Petrópolis, Vozes, 2015. (Vozes de bolso).

______. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1986.

______. O desespero humano: doença até a morte. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

______. O desespero humano: São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

______. Do desespero silencioso ao elogio do amor desinteressado. (Org. Alvaro Valls). Escritos, 2004.

______. As obras do amor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. O conceito de ironia: constantemente referido a Sócrates. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.

______. Discursos edificantes em diversos espíritos. São Paulo: Liberars, 2018.

OLIVEIRA, Roni Ederson Krause de. O dever de amar segundo Kant e Kierkegaard. In: Controvérsia, São Leopoldo, v. 14, n. 2, p. 25-39, mai.-ago. 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/16064 Acesso em: 05.11.2024.

SANTOS, Leonel Ribeiro dos. Kant, sua interpretação moral do Cristianismo e raízes bíblico-cristãs da sua ética. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.226-278. ISSN 2178-4612.  Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v22n2/2178-4612-conjectura-22-02-00226.pdf Acesso em: 05.11.2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLX: DA ANTROPLOGIA KANTIANA E OUTRAS POSSÍVEIS RELAÇÕES BUSCADAS (II)

Foi essa, mais uma vez, após a  “reflexão matinal ”, estudando e escrevendo um capítulo de livro e revisando outros textos para submissão, e...