Aqui, na hora do
cafezinho, estudando um texto de Paul Guyer sobre o tema para
elaboração de um texto para participação num evento, com uma
"comunicação", ocorreu-me publicar, mais uma vez, esta passagem
da Crítica da razão prática (KpV) que estou relendo
agora:
"Duas coisas enchem
o ânimo de admiração e veneração sempre nova e crescente, quanto mais freqüente
e persistentemente a reflexão ocupa-se com elas; o céu estrelado acima de
mim e a lei moral em mim. Não me cabe procurar e simplesmente
presumir ambas como envoltas em obscuridade, ou no transcendente além de meu
horizonte; vejo-as ante mim e conecto-as imediatamente com a consciência de
minha existência. A primeira começa no lugar que ocupo no mundo sensorial
externo e estende a conexão, em que me encontro, ao imensamente grande com
mundos sobre mundos e sistemas de sistemas e, alem disso, ainda a tempos
ilimitados de seu movimento periódico, seu início e duração. A segunda começa
em meu si-mesmo [Selbst] invisível, em minha personalidade, e expõe-se em um
mundo que tem verdadeira infinitude, mas que é acessível somente ao
entendimento e com o qual (mas deste modo também ao mesmo tempo com todos
aqueles mundos visíveis) reconheço-me, não como lá, em ligação meramente
contingente mas em conexão universal e necessária. O primeiro espetáculo de
uma inumerável quantidade de mundos como que aniquila minha importância
enquanto criatura animal, que tem de devolver novamente ao planeta (um simples
ponto no universo a matéria da qual ela se formara, depois que fora por um
curto espaço de tempo (não se sabe como) dotada de força vital. O segundo
espetáculo, ao contrário, eleva infinitamente meu valor enquanto inteligência,
mediante minha personalidade, na qual a lei moral revela-me uma vida
independente da animalidade e mesmo de todo o mundo sensorial, pelo menos o
quanto se deixa depreender da determinação conforme a fins de minha existência
por essa lei, que não está circunscrita a condições e limites dessa vida mas
penetra o infinito.”
____.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução Valerio
Rohden. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002. (pp. 255-256)
---
Sobre a obra (em
edição bilíngue):
"Nesta obra-prima
da filosofia moral moderna, Kant estabelece, com vistas ao conceito
de autonomia, os princípios da ação humana e critica as tentativas de
fundamentação heterônima da moral. Comprova a existência da liberdade mediante
o que chama de factum da razão, convertendo-a, a partir dele, em parâmetro
crítico de todo o uso prático e mesmo teórico da razão.
A presente edição bilíngue (Português-Alemão) da Crítica da razão prática, diversamente da sua versão monolíngue publicada por esta editora em 2002, destaca-se pela vantagem, sem equivalente em qualquer outra língua, de fornecer o texto da primeira edição original alemã de 1788 ao lado da tradução, feita aqui diretamente sobre ela. Este auspicioso fato editorial propicia a todo leitor e estudioso o contato direto com o texto original, bem como o cotejo da tradução com uma fonte que é a principal e obrigatória referência de todas as demais edições, sobretudo alemãs, dessa segunda Crítica de Kant. Pois, como se pode verificar a partir da opinião dos especialistas, mas, sobretudo do exame de sua correspondência e inclusive de seu Handexemplar (exemplar de usos pessoal de Kant) da Crítica da razão prática, consultado pelo tradutor, Kant deteve-se na releitura e correção apenas de sua primeira edição. Ante a iminência da 4ª edição, de 1797, e instado por seu editor, propôs-lhe que reproduzisse nesta somente aquela edição original.
O texto alemão da Crítica
da razão prática, aqui editado e gentilmente fornecido em microfilme pela Biblioteca
da Universidade de Münster, conta ainda com a peculiaridade de ter pertencido à
princesa Amalia Fürstin Von Gallitzin, ligada ao círculo de Kant. Ela
possui em sua biblioteca as obras completas originais de Kant, mas apenas esse
exemplar da Crítica da razão prática, que aqui se republica, teve boa
sorte de sobreviver e de, através da presente edição, perpetuar-se em nosso
meio."
(Só os grifos e
destaques são meus)
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