segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

MACHADO DE ASSIS NOS INTERVALOS


"Há pessoas que parecem nascer errado, em clima diverso ou contrário ao de que precisam [...]" 

(ASSIS, Machado de. In: Memorial de Aires, 2009. p. 97).

Sempre há motivos para uma pausa, e nas pausas sempre há o que fazer. 

Nesse caso, retornei hoje ao "The Collected Stories of Machado de Assis", sobre o autor que nas pausas, sempre acho tempo e releio uma de suas obras.

Na pausa de hoje, relendo, como é praxe, durante os recessos, uma das obras de Machado de Assis e, recordando, acabei de reler parte deste"The Collected Stories of Machado de Assis”; que li, em 2018.

E, na sequência, acabei de reler uma resenha (dez. 2019) de "Flora Thomson-DeVeaux, doutora pela Brown University, que à época finalizava uma nova tradução das Memórias póstumas de Brás Cubas para o inglês, e apresenta The Collected Stories of Machado de Assis, volume com todos os 76 contos recolhidos por Machado de Assis, em livro, traduzidos para o inglês por Margaret Jull Costa e Robin Patterson. 

E, ainda, como desde há muito tempo, tenho estudado a obra do autor; nas pausas, sempre retorno a um de seus títulos. Grande autor!

A este estudo que estou acompanhando, acrescentei uma edição da Nova Fronteira"Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis”:

“Com o primeiro volume: a denominada, fase romântica de Machado: "Ressurreição", "A mão e a luva", "Helena e Iaiá Garcia"...

O segundo volume: as obras-primas de Machado de Assis... naquilo em que se pode ler de seu “realismo”: "Memórias póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro"...

E, o terceiro volume: seus dois últimos romances escritos pelo “Bruxo do Cosme Velho”, e presença do conselheiro Aires, em “memorial de Aires”, ‘espécie de alter ego do escritor’, que quando me surpreendeu. Além de contos.”

...

MACHADO DE ASSIS. Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2016. ("Box" em três volumes)

______. Memorial de Aires. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

______.


ou:

Book review:


(só os grifos e destaques são meus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...