domingo, 12 de janeiro de 2020

A "VIDA BOA" NA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: DESCARTES, PASCAL, LEIBNIZ E O "CULTIVO DA VIRTUDE"

The Good Life in the Scientific Revolution: Descartes, Pascal, Leibniz, and the Cultivation of Virtue (English Edition) por [Jones, Matthew L.]

Acabei de ler... uma reflexão:


“Em meio à inquietação, ao deslocamento e à incerteza da Europa do século XVII, os leitores que buscavam consolo e segurança se voltaram para livros filosóficos e científicos que ofereciam maneiras de vencer medos e treinar a mente - orientação para viver uma vida boa. "A Vida Boa na Revolução Científica" apresenta um tríptico que mostra como os três principais cientistas modernos, René Descartes, Blaise Pascal e Gottfried Leibniz, conceberam seu novo trabalho como útil para cultivar a virtude e buscar uma vida boa. 

Suas inovações científicas e filosóficas resultaram em parte de sua compreensão da matemática e da ciência como exercícios cognitivos e espirituais que poderiam criar uma nobreza mental e espiritual mais verdadeira. Ao retratar os ricos contextos que cercam a geometria de Descartes, o triângulo aritmético de Pascal e o cálculo de Leibniz, Matthew L. Jones argumenta que essa busca pela terapêutica moral guiou importantes desenvolvimentos da filosofia moderna e da Revolução Científica.

(Grifos e destaques meus)
______.
JONES, Matthew L. The good life in the scientific revolution: Descartes, Pascal, Leibniz, and the cultivation of virtue. University Chicago Press, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...