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Há
que decidir-se, por vontade plena, pela mais nobre aventura do Ser, ainda que
aventurar-se cause ansiedade:
pela vida pública: lugar dos antagonismos.
Ou:
pela vida pessoal: por uma vida mais serena?
______.
(Marquinhos, 2016)
(Desenvolvendo...)
Søren Aabye Kierkegaard
Filósofo (1813-1855), nascido na Dinamarca, (1813-1855), propôs um sistema
organizado em “Três estágios de existir”: o estético, o ético e o religioso.
1. No estágio estético: em que o homem se entrega
à imediatidade. Não há uma aceitação consciente de um ideal. A busca é sempre
focada na realização dos prazeres imediatos. A sensualidade, representada por Don Juan; a dúvida, no Fausto; o desespero, pelo judeu errante Ahasverus.
2) No estágio ético, no qual o homem
submete-se à lei moral e opta por si mesmo. Aqui, Kierkegaard pensa o
modo de vida ético como o modo de vida do indivíduo que é correto com a família,
e é trabalhador. Não é mais o indivíduo que só busca os prazeres. Agora, é o indivíduo
que organiza sua vida em relação ao cumprimento
do dever. Uma transição para o estágio
religioso.
3) O estágio religioso: o último estágio do
existir humano, apresentado por Kierkegaard. É um estágio para além do estágio ético; o ponto de chegada do
indivíduo. Ora, no estágio ético, o indivíduo
na tentativa de acertar ainda pode transgredir a lei que é feita pelos homens; no
estádio
religioso, o erro é contra leis estabelecidas por Deus; portanto,
significa pecado (para Kierkegaard). O estágio
religioso supera o estágio ético e
o indivíduo se encontra diante de uma escolha
que implica numa finalidade maior. O exemplo de Kierkegaard para esse estágio é
de Abraão que, na história conhecida por todos nós, teria aceitado sacrificar o
próprio filho para que se cumprisse a promessa da divindade.
Interessante da sua
obra, é que a "teoria dos estágios" foi provavelmente escrita a partir da própria biografia:
Num primeiro momento:
abandona os estudos na juventude para entregar-se aos prazeres. Passa a viver “esteticamente”. Rompe o noivado com Régine Olsen, por acreditar que isso
contrariava sua filosofia Um possível confronto entre o estágio ético e a estágio religioso.
O indivíduo é sempre levado
a escolher entre elas, pois em cada estágio da existência terá elementos diferente dos
outros, caracterizados por paixões e
valores específicos. ngulares. Permanecer ou optar por um outro
estágio, é individual: cada indivíduo é livre nessa tomada de decisão.
Ademais;
“[...]
perdeu-se o significado profundo de autenticidade. Assim, muita gente acha
quase impossível, em nosso tempo, compreender que Sócrates, no preceito
‘conhece-te a ti mesmo’, insistia no mais difícil de todos os desafios. E julga
também quase impossível compreender a que Kierkegaard se referia ao proclamar:
‘Aventurar-se, no sentido mais elevado, é precisamente tomar consciência de si
mesmo...’ ” (MAY, Rollo, 1990. p. 47)
______.
KIERKEGAARD, S. A. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1986.
______. O desespero humano: doença até a
morte. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
______. O desespero humano: São
Paulo: Ed. UNESP, 2010.
______. Do desespero
silencioso ao elogio do amor desinteressado. (Org. Alvaro Valls). Escritos,
2004.
______. KIERKEGAARD, S. A. As
obras do amor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
______. O conceito de
angústia. 3. ed. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ, Vozes, 2015.
______. O conceito de ironia: constantemente referido a Sócrates. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.
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