quarta-feira, 7 de julho de 2021

ÉTICA DAS VIRTUDES NA OBRA DE ALASDAIR MACINTYRE

 

A obra de AristótelesÉtica a Nicômaco serviu como o “manual” de filosofia moral por mais de um milênio. Aristóteles sua “ética da virtude”, ainda hoje estudada.

Passados mais de 2.000 anos, Alasdair MacIntyre publicou em 1981 Depois da Virtude (After Virtue), procurando estabelecer a filosofia moral da  “virtude” não apenas como uma mais uma entre outras filosofias morais, como é o caso da deontologia ou do utilitarismo, por exemplo. Procurou por uma única formulação que fornecesse um distanciamento do que ele chamou de característica do "emotivismo contemporâneo", para ele, um dos trágicos resultados da modernidade.

Precisou fazer, como vemos na obra, duas coisas: 

  • explicar o porquê, exatamente, os outros sistemas de filosofia moral fracassam em suas propostas e formulações 
  • e, então, defender uma formulação de ética da virtude que não se restrinja a um conjunto particular de valores ou concepções de mundo. Em outras palavras, Alasdair MacIntyre precisa demonstrar que existe uma certa tradição ao longo da história da filosofia moral que conecta diversas formulações distintas de “listas de virtudes”.

...

"Minha explicação das virtudes passa por três estágios: um primeiro, que diz respeito a virtudes como qualidades necessárias para se alcançarem os bens internos às práticas; um segundo, que as considera como qualidades contribuindo para o bem de uma vida inteira; e um terceiro, que os relaciona à busca de um bem para os seres humanos, e cuja concepção só pode ser elaborada e possuída dentro de uma tradição social contínua."

Ademais, recordo-me de uma citação da obra de Russel Kirk:

"Em uma época revolucionária, às vezes os homens experimentam todas as novidades, enjoam de todas e voltam aos princípios antigos há tanto tempo desusados ​​que parecem revigorantes e vigorosos quando são redescobertos."  

....

"Alasdair MacIntyre, filósofo, nasceu em Glasgow, na Escócia, em 1929, foi criado na Inglaterra e vive nos Estados Unidos desde a década de 1970. Sua atuação se estende pelas áreas da ética, da política, da sociologia e das ciências sociais, bem como pelo campo da literatura clássica grega e latina. Começou sua carreira tentando encontrar uma ética marxista que justificasse racionalmente a condenação do stalinismo, mas suas buscas o levaram a abandonar o marxismo por completo, bem como todo individualismo liberal moderno, e a abraçar a ética aristotélica. Seu livro After Virtue (1981), já um clássico, é o produto dessa trajetória, no qual ele afirma que a sociedade contemporânea vive uma “cultura do emotivismo”, onde a retórica moral não tem preensão real na vida prática e é apenas usada para mascarar escolhas totalmente arbitrárias. Seus estudos foram responsáveis pela renovação do interesse acadêmico na ética aristotélica, ainda que MacIntyre venha se declarando tomista desde 1984."

(Grifos e destaques meus)

______. 

ÉTICA DAS VIRTUDES

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (col. Os Pensadores).

______. Ethica Nicomachea - III 9 - IV 15: As virtudes morais. Trad. Marco Zingano. São Paulo: Odysseus Editora, 2019.

FOOT, Philippa. Natural goodness. Clarendon Press, 2003.

______. Moral dilemmas: and other topics in moral philosophy. Oxford University Press, 2003)

______. Virtues and Vices: and other essays in moral philosophy. OUP Oxford; Reprint, 2003). Informações sobre a a autora: https://pt.wikipedia.org/wiki/Philippa_Foot

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtudeum estudo sobre teoria moral. Campinas, SP: Vide Editorial, 2021.

______. Justiça de quem? Qual racionalidade? São Paulo: Loyola, 1991.


SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012).

BORGES, Maria. Borges. Razão e emoção em Kant. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012.

______. Emotion, Reason, and Action in Kant. Bloomsbury Academic, 2019.

CÍCERO. On ends (The Finibus). Tradução de H. Rackham. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1914.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

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_______. Oeuvres et lettres. Org. André Bidoux. Paris: Gallimard, 1953. (Pléiade).

______. Discursos do Método; Meditações metafísicas; Objeções e Respostas; As Paixões da Alma; Cartas. (Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gerard Lebrun; Trad. de J. Guinsberg), Bento Prado J. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).

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______. Epictetus Discourses. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.

______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue).

______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.

______. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments: Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/

HANH, Thich Nhat. Meditação andando: guia para a paz interior. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

KANT, Immanuel. Vorlesung über die philosophische Encyclopädie. In: Kant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

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______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime: Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 19993.

______. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

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______. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

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______. A metafísica dos costumes. Trad., apresentação e notas de José Lamego. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

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KIRK, Russel. The conservative mind: from Burke to Eliot. São Paulo: É Realaizaçõea, 2020.)

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ZINGANO, Marco. Aristóteles: tratado da virtude moral. I.13 - III.8São Paulo: Odysseus Editora, 2008.

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