segunda-feira, 19 de setembro de 2022

REFLEXÃO MATINAL CXXXIX: AINDA SOBRE "O ASCETISMO DOS ESTÓICOS: UM MODO DE VIDA AUSTERO?" (II)

 

  

The Loeb Classical Library edition of Epictetus is in two volumes:

Epicteto era um escravo grego aleijado da Frígia durante o reinado de Nero (54-68 EC) que ouviu palestras do estóico Musonius antes de ser libertado. Expulso com outros filósofos pelo imperador Domiciano em 89 ou 92, instalou-se definitivamente em Nicópolis no Épiro. Lá, em uma escola que ele chamou de 'lugar de cura para almas doentes', ele ensinou uma filosofia prática, cujos detalhes foram registrados por Arriano, um aluno dele, e sobrevivem em quatro livros de Discursos e um Encheiridion menor, um manual que dá brevemente as principais doutrinas dos Discursos. Ele aparentemente viveu no reinado de Adriano (117-138 EC).

Epicteto foi um professor de ética estóica, amplo e firme no método, sublime no pensamento, ora bem-humorado, ora triste ou severo no espírito. Como se deve viver em retidão? Nossa vontade dada por Deus é nossa possessão suprema, e não devemos cobiçar a dos outros. Não devemos resistir à sorte. Um é parte de um sistema; os humanos são seres racionais (em corpos débeis) e devem se conformar à mente de Deus e à vontade da natureza. Epicteto nos apresenta também uma imagem pungente do homem perfeito (estóico).

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Epictetus was a crippled Greek slave of Phrygia during Nero's reign (54-68 CE) who heard lectures by the Stoic Musonius before he was freed. Expelled with other philosophers by the emperor Domitian in 89 or 92 he settled permanently in Nicopolis in Epirus. There, in a school which he called 'healing place for sick souls', he taught a practical philosophy, details of which were recorded by Arrian, a student of his, and survive in four books of Discourses and a smaller Encheiridion, a handbook which gives briefly the chief doctrines of the Discourses. He apparently lived into the reign of Hadrian (117-138 CE).

Epictetus was a teacher of Stoic ethics, broad and firm in method, sublime in thought, and now humorous, now sad or severe in spirit. How should one live righteously? Our god-given will is our paramount possession, and we must not covet others'. We must not resist fortune. Man is part of a system; humans are reasoning beings (in feeble bodies) and must conform to god's mind and the will of nature. Epictetus presents us also with a pungent picture of the perfect (Stoic) man.

(Só os Grifos e Destaques são meus)

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ARRIANO FLÁVIO. As Diatribes de Epicteto. Livro I. Tradução, introdução e comentário Aldo Dinucci. Universidade Federal de Sergipe. Série Autores Gregos e Latinos Coimbra, Imprensa da universidade de Coimbra, 2020.

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