domingo, 18 de junho de 2023

MEDITAÇÃO VESPERTINA CLIII: A PRÁTICA DO ESTOICISMO

(IMAGEM: "Pinterest")

Reflexões em andamento para melhor elaboração desse texto:

Torna meu pensamento capaz de se adaptar seja ao que for que venha a acontecer” (EPICTETO, Diatribes, II, 2, 21)

“Eis como nós representamos a tarefa do filósofo. Falta ainda procurar realizá-la. (EPICTETO, Diatribes, II, 14).” 

Lançado recentemente, livro que li recentemente: "Manual de estoicismo: uma visão estóica do mundo"

Excelente Introdução ao Estoicismo!

Na minha leitura, destaco o cap. III: “A prática do estoicismo”.

O capítulo III apresenta o “pensamento estóico” através dos tópicos do “juízo, desejo e a ação”. E, como sugerido por Epicteo:

  • Que se corrija os desejos e se produza um “discurso interno capaz de substituir o que nos fora dado pelo senso comum, reorientando e transformando nossa visão sobre a realidade”.
  • Que se aprenda a “considerar, em cada caso, qual é a ação adequada, suavizando nossos impulsos instintivos e fazendo uso deles de modo útil a nós mesmos”.
  • Enfim, isso alcançado, os que já dominaram os dois primeiros tópicos, terão no terceiro tópico o que ensina os “estudantes avançados do estoicismo, [...] assegurar o que obtivemos com a aplicação dos dois primeiros tópicos”

Também destaco no mesmo cap. III, o “ato de dar graças” que, segundo Epicteto envolve quatro premissas fundamentais:

  1. A primeira (Cf. Encheirídion XXXI : 2,3): “o ser humano que põe seu bem em coisas fora de seu encargo acusará Deus quando as coisas lhe forem retiradas, e não será, grato a Deus”.
  2. A segunda, uma consequência da aplicação do “teorema ontológico” acima: “será grato a Deus o ser humano que seu bem em coisas sob seu encargo, coisas que não podem de forma alguma ser suprimidas es obre as quais temos plena responsabilidade.
  3. E, “será grato a Deus o ser humano que reconhece que Deus concedeu a todos os humanos a capacidade de escolha desimpedida”
  4. Conforme à quarta premissa, “será grato a Deus o ser humano capaz de reconhecer a Providência Divina nas coisas que lhe foram dadas para o suprimento de sua própria vida”.

Importante esse destaque a estas quatro premissas é que para Epicteto “[...] embora as coisas externas consideradas individualmente não tenham valor por si, elas revelam em conjunto a providência e a bondade de Deus”.

Enfim, quanto ao valor desse livro ressalte-se que: “O estoicismo é uma filosofia antiga cujo pensamento ensina a virtude como meio para alcançar a felicidade. Redescoberto atualmente, tem sido considerado uma forma de terapia para os dilemas contemporâneos.

“Neste livro, Aldo Dinucci discorre sobre essa corrente filosófica, abordando a sua concepção original, os seus fundamentos e os seus principais expoentes. O autor guiará os leitores na elaboração de um manual de estoicismo próprio, individual, para que eles possam se tornar amantes da sabedoria que buscam tanto respostas para a condição humana quanto agir com coerência em relação ao próprio pensamento.

Portanto, você poderá aplicar esses ensinamentos em seu dia-a-dia, pensando não só em si mesmo, mas em realizar algo de útil e belo para a sociedade. É uma chance de aprender com os filósofos estóicos e transformar a sua vida.”

______.

Para saber mais:

GT Epicteto e Marginália Filosófica (Anpof): 

https://www.anpof.org.br/gt/gt-epicteto-e-marginalia-filosofica

______.

ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012).

BICALHO, Vanessa Brun. Ciência e sabedoria de vida na filosofia transcendental de Kant à luz do estoicismo. Tese de Doutorado (Campus de Toledo). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, 2021.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

DINUCCI, Aldo. Manual de estoicismo: uma visão estóica do mundo. São Paulo: Auster, 2023. 

______; TARQUÍNIO, Antonio. Introdução ao Manual de Epicteto. 3. ed, São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

______; JULIEN, Alfredo. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.

______; JULIEN, A. (Org.) Epicteto: fragmentos e testemunhos. Tradução dos fragmentos gregos e notas Aldo Dinucci e Alfredo Julien. Textos de Aldo Dinucci, Alfredo Julien e Fábio Duarte Joly. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2008.

EPICTÉTE. Entretiens. Livre I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.

______. Epictetus Discourses. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.

______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue).

______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.

______. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments: Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/

GALENO. Aforismos. São Paulo: E. Unifesp, 2010.

______. On the passions and errors of the soul. Translated by Paul W . Harkins with an introduction and interpretation by Walter Riese. Ohio State University Press, 1963.

GAZOLLA, Rachel.  O ofício do filósofo estóico: o duplo registro do discurso da Stoa, Loyola, São Paulo, 1999.

HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.

HANH, Thich Nhat. Meditação andando: guia para a paz interior. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de Almeida. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______. O único argumento possível para uma demonstração da existência de Deus. Lisboa: INCM, 2004.

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THOUREAU, Henry David. Andar a pé: um ritual interior de sabedoria e liberdade. Loures: Editora Alma dos livros, 2021.

 

 

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