Pausa na
Oficina...
Ludwig van Beethoven, mais vivo do que nunca.
Presente em repertórios de grandes orquestras em todo mundo. E,
há completando 250 anos e sua obras tem sido executadas por grande solistas em
sua homenagem; apesar dos tempos em que vivemos, segue sendo lembrado.
Quanto a mim, ainda adolescente, estudante de
música, tive um primeiro contato com partituras como "Pour Elise";
"Sonata ao luar", mas foi quando conheci
a Quinta Sinfonia e Nona Sinfonia que
passei a buscar mais informações sobre a obra e o compositor.
Reconhecido por muitos como um gênio da música. Também, nesse período, já antigo frequentador da Biblioteca Municipal desta cidade onde resido, encontrei um livro de Romain Rolland, que me levou, de uma vez por todas, a estudar mais a fundo a sua bibliografia e a história de sua obra, situando Beethoven em seu tempo, sua família, sua relação com outros músicos, com mecenas, com o público, até com mulheres, a saúde e os problemas com "audição". Um ser humano, como qualquer um de nós.
Aqui destaco "A história da Sonata 'Moonlight' "
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O primeiro movimento da
sonata Opus 27 nº 2 em dó menor de Beethoven era muito popular na
época de Beethoven, a ponto de exasperar o próprio compositor, que comentou com
Czerny: "Eles estão sempre falando sobre a Sonata em dó menor,
certamente escrevi coisas melhores ," Quase duzentos anos depois,
ainda continua sendo a peça de música "clássica" mais popular e
baixada.
O título Moonlight
Sonata na verdade só surgiu vários anos após a morte de Beethoven. Em
1836, o crítico musical alemão Ludwig Rellstab escreveu que a sonata o
lembrava do luar refletido no Lago Lucerna. Desde então, Moonlight Sonata
permaneceu como o título não oficial "oficial" da sonata.
"Sonata quasi
una fantasia" é o título que Beethoven deu à sua décima quarta
sonata. Ao contrário da forma formal Sonata do período clássico, Fantasia
comumente descreve uma peça musical clássica de forma livre. Marcando o início
do segundo período estilístico de Beethoven, o Opus 27 nº 2 não
segue a forma sonata tradicional. Beethoven também usa dispositivos musicais
tradicionais de luto chamados Trauermusik, de uma forma pouco
tradicional. Trauermusik consiste em Lament Bass, figuras de
acompanhamento repetitivas e canto. Outros exemplos famosos de canto são a Música
Funeral Maçônica de Mozart e o Requiem. Anacruses
monótonas pontilhadas permeiam o primeiro movimento que lembra o toque dos
sinos fúnebres, lembrando a sonata para piano anterior Opus 26,
Marcia sulla morte de'un eroe, que antecipa a famosa "Marche Funebre"
da Sonata Opus 35 Bb de Chopin e mais tarde o tema principal da
Sonata de Beethoven. "Márcia Funebre" da Sinfonia "Eroica".
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(Que mudanças na vida de Beethoven levaram a essas transformações em sua música???)
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Em 1800-1802, Ludwig
Van Beethoven experimentou uma turbulência interna devastadora ao tentar
lidar com sua perda auditiva. Para o mundo exterior, a sua vida parecia ideal,
com o seu sucesso como pianista virtuoso e como compositor de sucesso e
procurado em Viena. Ele gradualmente começou a se afastar da sociedade e dos
amigos, porém sentiu que seria prejudicial para sua carreira de sucesso como
músico se as pessoas descobrissem que ele estava ficando surdo. As pessoas
achavam que ele estava sendo misantrópico, mas era exatamente o oposto. Beethoven
viveu em grande solidão e solidão devido à sua iminente e eventual surdez
completa, o que acabaria por ter um efeito profundo no seu crescimento
espiritual e criativo como compositor e músico. Os anos de 1800-1802 foram um
período transformador na vida de Beethoven e marcaram o início de seu segundo
período estilístico. À medida que a audição externa de Beethoven se
deteriorava, sua audição interna continuou a crescer.
Beethoven procurou
tratamento na aldeia de Heiligenstadt no final da primavera de 1802 até outubro
daquele ano. Cheio de desespero com o tratamento malsucedido, ele pensou em
acabar com sua vida. Em uma famosa carta conhecida como Testamento de Heiligenstadt,
escrita a seus irmãos, ele escreveu: "Graças... à minha arte, não
acabei com minha vida com o suicídio".
Repetidamente, na música
de Beethoven, abundam os temas da vitória sobre a tragédia. Na luta interna que
enfrentou, a sua música muitas vezes mostrou o maior desespero e tristeza, mas
sempre transcendeu para a vitória triunfante. Com essa mesma luta interior,
Beethoven aprendeu a transcender a surdez e ainda assim ser vitorioso na
criação de obras-primas cada vez maiores.
Durante o final da década
de 1790, a música de Beethoven começou a apresentar mudanças, bem como
alargamento de forma. Após o Testamento de Heiligenstadt,
Beethoven expressou insatisfação com suas composições e segundo Czerny estava “determinado
a seguir um novo caminho”. [1] As mudanças incluíram fortes ligações entre
movimentos sonatas, drama intensificado, instabilidade harmônica e elementos
motívicos que afetam a forma mais ampla.
Esta Sonata
poderia ser interpretada como Beethoven começando a aceitar sua surdez
iminente. O luto e a perda do Adagio Sostenuto com suas mudanças modais,
dissonâncias, ritmos e cantos representativos de expressar como ele se sentia
em relação a esse sofrimento da surdez ao escrever a música mais extraordinária
e não poder ouvi-la.
Beethoven viveria a maior
parte de sua vida em grande solidão e desespero, com a maior parte de sua vida
dedicada ao desenvolvimento de sua arte e criatividade. Como esta sonata foi
escrita no início de seu segundo período estilístico, muitas obras-primas
seguiriam a "Sonata Quasi Una Fantasia".
______.
FONTE: Nadia Nasr: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1841724636288493&set=a.217732422021064
The history of the " Moonlight " Sonata
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The first movement of
Beethoven's Opus 27 No. 2 C# minor sonata was very popular in Beethoven's day,
to the point of exasperating the composer himself, who remarked to Czerny,
" They are always talking about the C# minor Sonata surely I have written
better things," Nearly two hundred years later, it still remains the most
popular and download piece of "classical" music..
The title Moonlight
Sonata actually didn't come about until several years after Beethoven's death.
In 1836, German music critic, Ludwig Rellstab wrote that the sonata reminded
him of the reflected Moonlight off Lake Lucerne. Since then, Moonlight Sonata has
remained the "official" unofficial title of the sonata..
"Sonata quasi una
fantasia" is the title Beethoven gave his fourteenth sonata. Unlike the
formal Sonata form of the classical period, Fantasia commonly describes a
free--form classical musical piece. Marking the beginning of Beethoven's second
stylestic period, Opus 27 No. 2 doesn't follow the traditional sonata form.
Beethoven additionally uses traditional musical mourning devices called
Trauermusik, in a very untraditional way. Trauermusik consists of Lament Bass,
repetitive accompaniment figures, and chant. Other famous examples of chant are
Mozart's Masonic Funeral Music and the Requium. Dotted monotone anacrusis
permeate the first movement reminiscent of the rolling of funeral bells, recall
the previous piano sonata Opus 26, Marcia sulla morte de'un eroe, which
anticipates Chopin's opus 35 Bb Sonata's famous "Marche Funebre" and
later the main theme of Beethoven's "Eroica" Symphony's
"Marcia Funebre".
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( What changes in Beethoven's life led to these transformation in his music??? )
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In 1800--1802 Ludwig Van
Beethoven experienced devastating internal turmoil in trying to come to terms
with his hearing loss. To the outside world, his life seemed to be ideal, with
his success as a virtuoso pianist and as a successful, sought after composer in
Vienna. He gradually began to withdraw from society and friends, however as he
felt it would be detrimental to his successful career as a musician if people
found out he was going deaf. People felt he was being misanthropic, yet it was quite the opposite. Beethoven
lived in a great deal of solitude and loneliness due to his impending and
eventual complete deafness, which would
eventually have a profound effect on his spiritual and creative growth as a
composer and a musician. The years of 1800--1802 were a transformative period
in Beethoven's life, and marked the beginning of his second stylestic period.
As Beethoven's outer hearing deteriorated, his inner hearing continued to
grow..
Beethoven sought
treatment in the village of Heiligenstadt in the late spring of 1802 until
October of that year. Full of despair over the unsuccessful treatment, he
considered ending his life. In a famous letter known as the Heiligenstadt
Testament written to his brothers, he wrote "Thanks...to my art I did not
end my life by suicide. "
Over and over in
Beethoven's music themes of victory over tragedy abound. In the internal
struggle he faced, his music often showed the greatest despair and sorrow, yet
always transcended into triumphant victory. With that same inner struggle,
Beethoven learned to transcend deafness and still be victorious in creating
greater and greater masterpieces..
During the late 1790s,
Beethoven's music began to show changes, as well as enlargement of form. After
the Heiligenstadt Testament, Beethoven expressed dissatisfaction with his
compositions and according to Czerny was "determined to take a new path ".
[1] The changes included strong links between sonata movements, intensified
drama, harmonic instability and motivic elements affecting the larger form..
This Sonata could be
interpreted as Beethoven beginning to come to terms with his impending eventual
deafness. The mourning and loss of the Adagio Sostenuto with his its modal
changes, dissonance, rhythms and chants representative of expressing how he felt
about this affliction of deafness while writing the most extraordinary music
and not being able to hear it..
Beethoven would live most
of his life in a great deal of loneliness and despair with most of his life
devoted to the development of his art and creativity. As this sonata was
written towards the beginning of his second stylestic period many masterpieces would follow the "Sonata Quasi Una
Fantasia ".]
FONTE: Nadia Nasr (https://www.facebook.com/nadia.nasr.3910)
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