EM BUSCA DA MEMÓRIA
Entre as minhas leituras e releituras de há muito tempo, e nesse ano (2024) incluí algumas novas a estas que li entre 2010 e 2017 com temas que tenho acompanhado bem de perto. Tudo que a tenho acesso sobre algumas pesquisas sobre "memória" são muito interessantes e sempre me fizeram pensar sobre a questão. A memória desperta uma importante reflexão sobre "a arte de esquecer". Aqui, destaco entre outros alguns entre os que li sobre o assunto e alguns dos últimos livros que estou relendo e relendo recentemente associados a alguns diversos autores e abordagens.
Retorno aqui, entre outras, a duas perguntas iniciais sempre me ocuparam: e, na busca encontrei a obra do neurocientista Iván Izquierdo.
· Como e por que esquecemos?
· Precisamos esquecer?
Entre esse livros e pesquisas acrescentei abaixo o livro de Ivan Isquierdo que traz uma "resposta" a estas questões e avança em diversos aspectos de sua pesquisa que abrange muitos e diferentes aspectos. Aqui, por exemplo, o destaque para a "arte de esquecer" apresenta algumas das pesquisas sobre a pesquisa científica em torno do funcionamento do cérebro, ainda que seja um campo que trate dos grandes "mistérios" da memória e do esquecimento. Na obra, em termos conceituais destaca o autor a necessidade de compreensão sobre os mais variados tipos de memória e respectivas "áreas cerebrais". Também os diversos aspectos sobre porque esquecemos tanto e os diversos tipos de esquecimento como: "bloqueio, extinção e repressão." O autor defende em seu livro que esquecemos para poder pensar, para não enlouquecermos e para que seja possível a sobrevivência e a convivência.
A partir dessa abordagem dos diversos autores tenho atualizado minhas leituras e hoje acrescentei “Em busca da memória” de Eric R. Kandel e estou relendo também dele e outros pesquisadores o livro “Princípios de neurociências” (2023).
Sobre a obra:
“Entre reminiscências pessoais e relatos científicos, Em busca da memória mostra o papel de Eric Kandel, vencedor do prêmio Nobel em 2000, na fundação da ciência moderna da mente.
Em busca da memória é, na verdade, várias buscas pela memória. Eric Kandel dedicou sua carreira a entender as bases biológicas de como a mente armazena experiências e reage a elas - trabalho que, além de solucionar um mistério científico, pode ser o ponto de partida para novos tratamentos psiquiátricos. Mas o livro também reúne as memórias do menino que mal teve tempo de brincar porque a família precisou fugir do Holocausto. Apesar de doloroso, o caminho traçado por Kandel ajudou a fundar a nova ciência da mente. "Há agora um consenso na comunidade científica de que a biologia da mente será para o século XXI o que a biologia do gene foi para o século XX", diz o autor.
Nos anos 1950, Kandel era um jovem fascinado por psicanálise. Mas em vez de clinicar, descobriu a paixão pela pesquisa científica. Uma paixão que não o afastou do interesse pelos meandros da mente. Na aplísia, um caramujo marinho, ele descobriu que as experiências vividas fisicamente mudam o cérebro. E também desvendou como o ambiente interage com os genes e os neurônios para provocar aprendizados e comportamentos. Com isso, ele ajudou a mapear a biologia molecular dos processos mentais mais simples. "Se você lembrar alguma coisa deste livro, será porque seu cérebro terá mudado um pouco quando você terminar de lê-lo".
"Uma fascinante mistura de memória, história da ciência e biologia fundamental." - E. O. Wilson”
______.
AGOSTINHO de HIPONA (354 - 430). "Confissões". Livro X, XII e XVIII
BEAR, Mark F; CONNORS, Barry W; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. Ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2017.
BERGSON, Henri, 1859-1941. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos)
______. Evolução criadora. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
______. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. São Paulo: Edipro, 2020.
______. A energia espiritual. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.
DESCARTES, R. Oeuvres. Org. C. Adam e P. Tannery. Paris: Vrin, 1996. 11v. [indicadas no texto como Ad & Tan]
_______. Descartes: oeuvres et lettres. Org. André Bidoux. Paris: Gallimard, 1953. (Pléiade).
______. Discursos do Método; Meditações; Objeções e Respostas; As Paixões da Alma; Cartas. (Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gerard Lebrun; Trad. de J. Guinsberg), Bento Prado J. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).
______. O mundo (ou Tratado da luz) e O Homem. Apêndices, tradução e notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
DUPRÉ, John. Process of life: essays in the philosophy of biology, Oxford University Press(UK); Reprint. 2014.
______. Everything flows: towards a processual philosophy of biology. OUP Oxford; Illustrated edição, 2018.
______. The metaphysics of biology. Cambridge University Press, 2021.
HULL, David l; RUSE, Michael. The Cambridge companion to the philosophy of biology. Cambridge University Press, 2007.
IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro, memória e esquecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2010.
______. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 140 p.
JANKÉLÉVITCH, V. Der Tod. Berlim, 2017.
KANDEL, Eric R. Em busca da memória. São Paulo: Companhia da Letras, 2021.
______. Princípios de neurociências. Porto Alegre, RS: Artmed, 2023.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.
______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
______. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994.
______. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
______. O único argumento possível para uma demonstração da existência de Deus. Lisboa: INCM, 2004.
______. Dissertação de 1770. De mundi sensibilis ataque inteligibilis forma et princípio. Akademie-Ausgabe. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. Trad. apres. e notas de Leonel Ribeiro dos Santos. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda. FCSH da Universidade de Lisboa, 1985.
______. Prolegômenos a qualquer metafísica que possa apresentar-se como ciência. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: estação Liberdade, 2014.
______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1982.
KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). ______. O livro dos Espíritos. 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Trad. Guillon Ribeiro, Brasília, DF: Feb, 2013.
KELLY, Eduard F; CRABTREE, Adam; MARSHALL, Paul. (Editores). Beyond physicalism: toward reconciliation of science and spirituality. Rowman & Littlefield Publishers, 2015. (636 p.)
______; KELLY, Emily Williams; Crabtree, Adam. Irreducible Mind: Toward a Psychology for the 21st Century . Rowman & Littlefield Publishers, 2009. (1151 p.)
ROCHAMONTE, Catarina. Bergson entre Filosofia e Espiritualidade. São Paulo Edições Loyola, 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário