Desatenção aos voluntários?
Coordenador da CONEP, Jorge Venâncio, fala à SBB sobre substitutivo ao PLS n° 200/2015 encaminhado à Câmara dos Deputados
Um substitutivo ao (polêmico) projeto sobre pesquisas envolvendo seres humanos foi aprovado pelo Senado no dia 15 de fevereiro – o PLS n° 200/2015 – sendo aclamado em textos disponíveis no site do Senado como conjunto de regras capaz de “acelerar o desenvolvimento de novas drogas” e, como consequência, o avanço científico.
Tal divulgação concorda com a tese defendida desde o princípio pelos propositores do projeto, senadora Ana Amélia (PP-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA, licenciado) e replicada pelos meios de comunicação.
Mas os eventuais “benefícios” ao campo das pesquisas científicas são consenso entre quem atua na área?
Se for admitida a opinião do médico Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), não. De forma alguma.
Em nova entrevista exclusiva concedida à SBB, critica duramente o texto aprovado com as emendas (que, até o fechamento desta nota, ainda não havia chegado à Câmara, encontrando-se em fase de revisão final no Senado).
Confira no site da SBB em http://www.sbbioetica.org.br/Noticia/429/Desatencao-aos-voluntarios
Nenhum comentário:
Postar um comentário