sábado, 19 de agosto de 2017

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E RELIGIÃO: DISCUTINDO "MITOS" NA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (atualizando)



Li esse livro em 2015, um dos melhores livros que reli, recentemente, sobre o tema. Já reli, mais de uma vez, por ter sempre retornado a um ou outro de seus capítulos.

Agora (em 2023), atualizando, por ocasião da sua publicação em português. Ainda extremamente atuais, para mim. Recomendo muito a leitura. E, vou até reler, agora nesse idioma.... 

"Será que a igreja medieval defendia que a Terra era plana? Será que Galileu foi torturado pela Inquisição? A teoria da evolução acabou com o projeto da teologia natural? Einstein acreditava mesmo em Deus? A ideia de que ciência e religião vivem em uma guerra contínua e interminável ainda persiste tanto nas mídias populares quanto nos corredores acadêmicos. Mas, como cada capítulo de Terra Plana, Inquisição e outros mitos de ciência e religião mostra, é imperativo que aprendamos a deixar os mitos para trás e olhar a história como ela mesma se apresenta. Cada um dos 25 capítulos é escrito por um importante acadêmico, que explora com agudez e coerência um episódio marcante na interação entre ciência e religião, desfazendo os contornos míticos e fantasiosos que tais histórias adquiriram ao longo do tempo. Como fica claro, um projeto ideológico no final do século XIX tentou emplacar o mito do conflito entre a ciência e a religião. Já é hora de, com adequado rigor acadêmico e clareza, mostrar que a complexa história da relação entre essas duas grandes forças foi – e ainda pode ser – rica, envolvente, e com benefícios para ambas"

Ronald Numbers, organizador da obra, contou com a participação de alguns dos principais estudiosos desta "nova história da ciência" para rediscutir alguns dos “mitos” mais comuns e mais insistentemente apresentados; desde a tão defendida prisão de Galileu, a suposta conversão no "leito de morte" de Charles Darwin ou a tão propalada crença de Einstein num Deus pessoal que "não jogou dados com o universo". Os capítulos foram organizados de forma a nos propiciar uma revisão, um estudo mesmo destes e outro "mitos". “Galileo goes to jail” aparece como uma discussão e avanço na História da ciência que pretende ultrapassar os “mitos”.

1. VÍDEO do NUPES/UFJF: "A relação histórica entre ciência e religião".
Entrevista com Ronald Numbers, em que ele conversa sobre os temas abaixo:

"Ciência e religião sempre estiveram em conflito?"

"Quais as principais caraterísticas dessa relação ao longo da história?"

"Casos de conflito e de apoio mútuo."

"O caso Galileu."

"O que é teologia natural?"

Link do vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=jcq8wcSbvJ4

2. Link do Artigo/entrevista com Ronald Numbers - Revista A3 - UFJF:

http://www.ufjf.br/revistaa3/files/2013/10/18-19.pdf

3. Link sobre o lançamento da obra em português (facebook - 20 de julho 2020

https://www.facebook.com/ThomasNelsonBrasil/photos/a.312696682136254/4101241099948441/?type=1&theater

(os grifos e destaques são meus)

______.

GALILEU GALILEI. Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. (Trad. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento). 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

NUMBERS, Ronald. Galileo goes to jail and other myths about science and religion. Harvard University Press. 2009.

______. Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião. Editora Thomas Nelson, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO VESPERTINA CLVIII: ESTOICISMO

Foi essa a Reflexão Vespertina de hoje, terminada há pouco, ler ainda é possível! " O objetivo da filosofia consiste em dar forma e est...