(Imagem: Pinterest)
Ainda uma reflexão sobre a liberdade [ἐλευθερίας], serenidade [εὐροίας], e a imperturbável paz de espírito [ataraxia]
O ponto de partida:
“Você vê, então, que é necessário para você vir a ser um frequentador das escolas, se você realmente deseja fazer um exame das decisões de sua própria vontade. E que este não é um trabalho para uma simples hora ou dia você sabe tão bem quanto eu.” (EPICTETO)
“Você vê, então, que é necessário para você vir a ser um frequentador das escolas, se você realmente deseja fazer um exame das decisões de sua própria vontade. E que este não é um trabalho para uma simples hora ou dia você sabe tão bem quanto eu.” (EPICTETO)
Em plena caminhada:
“Guarde por todos os meios aquilo que é próprio de você, mas não alcance aquilo o qual é de outro. Sua fidelidade é própria de você, seu autorrespeito é próprio de você; quem, então, pode tirar essas coisas de você? Quem senão você mesmo pode evitar de usá-las (EPICTETO. D. I.XXV.4)”
“Guarde por todos os meios aquilo que é próprio de você, mas não alcance aquilo o qual é de outro. Sua fidelidade é própria de você, seu autorrespeito é próprio de você; quem, então, pode tirar essas coisas de você? Quem senão você mesmo pode evitar de usá-las (EPICTETO. D. I.XXV.4)”
Antes do assentimento,
examinar detidamente as representações, recomenda Epicteto. Portanto:
“O
homem que se exercita contra tais representações externas é o verdadeiro atleta
em treino. [...] Grande é a luta, divina é a tarefa; o prêmio é um reino,
liberdade [ἐλευθερίας], serenidade
[εὐροίας],
paz [ataraxia]
(EPICTETO. D. II.XVIII.28-29).”
Nesse sentido, também exercitar
o julgamento trará como consequência prática, o domínio das ações futuras e
controle das emoções
“Muito
bem, então, se o julgamento do homem determina todas as coisas [no campo da
ação], e se um homem tem maus julgamentos, qualquer que seja a causa será
também a consequência. (EPICTETO. D. III.IX.4-5).”
E, já dizia Pierre Hadot,
refletindo sobre o que chamou “exercícios
espirituais” na antiguidade”:
“Tal
é a lição da filosofia antiga: um convite para cada ser humano a transformar a
si mesmo. Filosofia é uma conversão, uma transformação do indivíduo em sua
maneira de ser e viver, e uma busca pela sabedoria. Esta não é uma matéria
fácil”.
Prosseguirá, assim, o "prokopton - προκόπτον ".
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue).
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
______. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments: Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928. https://www.loebclassics.com/
GAZOLLA, Rachel. O ofício do filósofo estóico: o duplo registro do discurso da Stoa, Loyola, São Paulo, 1999.
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
______. HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. (trad Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. Prefácio: Davidson, Arnold. São Paulo: Editora "É Realizações", 2014.
Prosseguirá, assim, o "prokopton - προκόπτον ".
______.
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de Epicteto. Edição Bilíngue. Tradução do texto
grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci;
Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012).
EPICTETO. Entretiens. Livre
I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue).
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
______. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments: Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928. https://www.loebclassics.com/
GAZOLLA, Rachel. O ofício do filósofo estóico: o duplo registro do discurso da Stoa, Loyola, São Paulo, 1999.
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
______. HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. (trad Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. Prefácio: Davidson, Arnold. São Paulo: Editora "É Realizações", 2014.
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