(IMAGEM: Pinterest)
Epicteto propõe, como sempre aponto nas meditações por aqui, como um
primeiro passo o afastamento dos falsos juízos. A proposta de
Epicteto está bem próxima da que tinha sido apresentada por Sócrates. Uma "vida
examinada" e orientada por filosofia (não qualquer), como para Sócrates,
também para Epicteto esse primeiro passo faria com que compreendêssemos, com o
esforço, essa Lei que nos tiraria da ignorância e, além
disso, nos colocaria na esteira de dois princípios estoicos
fundamentais que devem já formar a base sólida para enfrentarmos a nós mesmos:
- a
tranquilidade (apatheia)
- a
imperturbável paz de espírito (ataraxia).
"[...] quando o espírito se acalma, tudo se acalma."
E, bem li, relendo, o “Entretiens”, volume I,
da obra de Epicteto, iniciando a manhã, trecho em que trata de valores que nos
são mais caros e sobre os quais diria que é pelo valor que concedemos às coisas
que geralmente agimos:
“És tu quem precisa inserir isso na sua deliberação, não eu. Pois és tu
que conheces a ti mesmo, quanto valor tem para ti mesmo e por quanto vendes a
ti mesmo, e diferentes homens vendem-se por diferentes preços (1.2.11).”*
O estoico ocupa-se em agir de modo adequado diante dos acontecimentos da
vida, e quando nada pode fazer, não agirá. Isso é uma consequência da aplicação
dos princípios “theoremata” (Encheiridion, 52), a que
se dedica, como prokopton. Sua tranquilidade, e imperturbável paz
de espírito são daí advindas.
Daí a incessante busca, realizando tais exercícios práticos no
cotidiano para alcançar a eustatheia (tranquilidade) e euthymia (crença
em si) como já anotei aqui nessa página, mais de uma vez.
______.
DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra:
Imprensa de Coimbra, 2014.
DINUCCI, Aldo. Tradução e comentário à Diatribe de
Epicteto 1.2: como manter o caráter próprio em todas as ocasiões. Veredas
da História, [online]. Ano V, Edição 2: Juiz de Fora, 2012. p.197-208.
EPICTETO. Entretiens. Livre I. Trad. Joseph Souilhé.
Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin.
Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci;
Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci;
Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by
Arrian; fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb,
1928. https://www.loebclassics.com/
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of
Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
MARCO AURÉLIO. Meditações, IV : 3, 12, 13 e 17. (tradução de
Virgínia de Castro e Almeida)
SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbekian, 2014.
....
* LINK da tradução e comentário à Diatribe de Epicteto 1.2: como
manter o caráter próprio em todas as ocasiões:
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