"O fim de todas essas excelências é viver seguindo a
natureza; uma delas, através das suas peculiaridades, permite ao homem
atingir. Pois, por natureza, tem um ponto de partida para a descoberta da ação
conveniente, para a estabilidade dos impulsos, para a persistência e para a
partilha. (ÁRIO DÍDIMO. 2.7.5b3.1) "
Estudando o Estoicismo já algum tempo, nas pausas da leituras obrigatórias, recentemente
deparei-me com um texto do prof. Aldo Dinucci[1] em que ele traduz “os
passos 2.7.5A- 2.7.5B da Epítome de Ética Estoica, do filósofo estoico e
doxógrafo alexandrino Ário Dídimo (acme 30 a.C.).” e, segundo ele, por não
haver “traduções em língua moderna das obras completas de Ário Dídimo”, usou “a
fixação da exposição sobre a ética estoica presente em Estobeu (Florilégio),
realizada por Pomeroy (1999).” Inserido abaixo.
Comecei, imediatamente, a leitura; muito bom aos inciantes e os que tem tomado a filosofia estoica a sério!
A este, acrescentei para leitura na sequência: "Hierocles the Stoic: Elements of Ethics, Fragments, and Excerpts (2009)"
"Hiérocles foi um filósofo estóico do início da era imperial, testemunha crucial do Oriente e do Neo-estoicismo, especialmente no que diz respeito à filosofia ética estóica.
A este, acrescentei para leitura na sequência: "Hierocles the Stoic: Elements of Ethics, Fragments, and Excerpts (2009)"
"Hiérocles foi um filósofo estóico do início da era imperial, testemunha crucial do Oriente e do Neo-estoicismo, especialmente no que diz respeito à filosofia ética estóica.
Neste livro, tudo o que sobreviveu de
suas obras, são traduzidas para o inglês pela primeira vez, a partir do grego
original: The Elements of Ethics, preservado em papiro, junto com todos os
fragmentos e trechos do tratado Sobre os deveres, coletados por Stobaeus no
século V dC e lidando principalmente com relações sociais, casamento, família e
família. Além disso, o ensaio introdutório de Ramelli demonstra como Hierocles
modificou suas doutrinas de acordo com o estoicismo médio e com os
desenvolvimentos adicionais da filosofia e de suas opiniões pessoais.
Finalmente, o extenso comentário de
Ramelli sobre as obras de Hierocles esclarece questões filosóficas levantadas
pelo texto e fornece referências ricas e atualizadas à bolsa de estudos
existente.”
______.
ÁRIO DÍDIMO. Epitome of stoic ethics.
Tradução de Arthur J. Pomeroy. Atlanta: Society of Biblical Literature, 1999.
ESTOBEU. Florilegium. v. I e II. Ed.
Augustus Meineke. Lipsiae: Taubner, 1855.
LONG, A. Arius Didymus and the exposition
of stoic ethics. In: FORTENBAUGH, W. W. (Ed.). On stoic and Peripatetic ethics:
the work of Arius Didymus. London: Transaction, 1983. p. 190-201.
MEINEKE, A. Zu Stobaeus. Zeitschrift für
Gymnasialwesen, v. 13, p. 363-365, 1859.
PLATÃO. Laches. Protagoras. Meno.
Euthydemus. Tradução de W. R. M. Lamb. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1924.
SÊNECA. Cartas 1-66. Tradução de R. M.
Gummere. Harvard: https://www.loebclassics.com, 2001.
______. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.
______. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.
[1]Artigo do professor Aldo Dinucci: http://www.scielo.br/pdf/trans/v39n2/0101-3173-trans-39-02-0255.pdf
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