“Não pode haver dúvida de que Kant pensava que
deveríamos ser reflexivos: devemos nos preocupar em tomar nossas próprias
decisões sobre como as coisas são e o que vale a pena fazer. As objeções
filosóficas ao ideal reflexivo kantiano centraram-se em preocupações sobre o
controle excessivo que a pessoa reflexiva deve exercer sobre sua própria vida
mental, e os kantianos que sentem a força dessas objeções recentemente chamaram
a atenção para a concepção de virtude moral de Kant como é desenvolvido em seu
trabalho posterior, principalmente a Metafísica da Moral. O livro de Melissa
Merritt é uma contribuição distinta para essa recente virada para a virtude na
erudição de Kant. Merritt argumenta que precisamos de uma explicação mais clara
e textualmente mais abrangente do que é a reflexão, a fim de não apenas
entender a explicação da virtude de Kant, mas também para apreciar como ela
efetivamente refuta objeções de longa data ao ideal reflexivo kantiano.”
Blog criado para breves reflexões sobre: Filosofia, Metafísica; Ética, Bioética (Relações entre ciência, tecnologia e impactos éticos), Deontologia (Kant). Filosofia clássica alemã: herança kantiana. Ciência x Religião. Espiritualidade e saúde. “Problema mente-corpo" (Frontiers of the mind-brain). Memória. Subjetividade. História e Filosofia da Psicologia e da Biologia. Ênfase no estudo das obras de Immanuel Kant, Hegel, Epicteto, Kierkegaard, Schleiermacher, Jaspers; Habermas.
segunda-feira, 7 de outubro de 2019
VIRTUDES: REFLEXÕES KANTIANAS
Outro, entre os excelentes que tenho lido e estudado durante a pesquisa nas últimas semanas; o livro de Melissa Merritt é uma contribuição distinta para os estudos da obra de Immanuel Kant, em que argumenta que precisamos de um relato mais claro e textualmente mais abrangente do que é reflexão, para não apenas entender o relato de Kant sobre a virtude, mas também apreciar como o próprio Kant efetivamente refutaria antigas objeções às suas reflexões.
"Considered in its complete perfection, virtue is therefore
represented not as if a human being possesses virtue but rather as if virtue
possesses him; for in the former case it would look as if he still had a choice
(for which he would need yet another virtue in order to select virtue before
any of the other wares on offer). Metaphysics of Morals (6:406)"
“There can be no doubt
that Kant thought we should be reflective: we ought to care to make up our own
minds about how things are and what is worth doing. Philosophical objections to
the Kantian reflective ideal have centred on concerns about the excessive
control that the reflective person is supposed to exert over their own mental
life, and Kantians who feel the force of these objections have recently drawn
attention to Kant's conception of moral virtue as it is developed in his later
work, chiefly the Metaphysics of Morals. Melissa Merritt's book is a
distinctive contribution to this recent turn to virtue in Kant scholarship.
Merritt argues that we need a clearer, and textually more comprehensive,
account of what reflection is, in order not only to understand Kant's account
of virtue, but also to appreciate how it effectively rebuts long-standing
objections to the Kantian reflective ideal.”
______.
MERRITT, Melissa. Kant on Reflection and Virtue.
Cambridge University Press, 2018.
Sobre a autora:
"Melissa Merritt is Senior
Lecturer in Philosophy at the University of New South Wales. She has published
widely on Kant’s theoretical and practical philosophy in journals including
Philosophical Quarterly, European Journal of Philosophy, Southern Journal of
Philosophy, British Journal for the History of Philosophy and Kantian Review."
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