sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

REFLEXÃO MATINAL LXXIV: DISCIPLINA INTERIOR


(IMAGEM: "Pinterest")
Os estoicos adotaram, como já registrei aqui, a reflexão matinal, como uma preparação para o dia que surge e que aplica-se ao dia que se inicia e aos dias seguintes; por toda vida. O prokopton, ao levantar-se pela manhã deverá ter sempre essa meta.
E, jamais o aspirante à sabedoria, deverá ter outras coisas em mente quando o dia começa; deve ocupar-se com os tà eph’hēmîn,  ou seja, com o encargos que sejam verdadeiramente nossos.
Durante todo dia, todos os dias, a meta deverá ser a disciplina interior, meta a que deve dedicar o seu tempo, os que pretendem alcançar sabedoria. Para começar, toda manhã, ao despertar, pergunte-se o prokopton: o que, na verdade, deve ser o foco para alcançar a ataraxia?
E, nesse sentido, portanto, em meio aos afazeres que se seguirão, pensando na reflexão matinal, li uma referência de Epicteto a um certo exercício, típico da escola dos pitagóricos, em conformidade com o que Hadot chama de “exercícios espirituais”, que também já registrei aqui, a partir da leitura de um artigo e de uma apresentação do prof. Aldo Dinucci, num "Colóquio sobre Epicteto", em que discute essa expressão, que deve entendida como “O primeiro e mais necessário tópico da filosofia [...] aplicação dos princípios [...]" (Encheirídion. 52:1).

Portanto:

“Saia de casa cedo, pela manhã e não importa quem você veja ou quem você escute, examine-o e então responda como se fosse a uma pergunta. O que você viu? Um belo homem ou uma bela mulher? Aplique suas regras, isso está fora da província de sua ‘proaíresis’, ou dentro? Fora. Livre-se disso.” (Arriano. EPICTEUS, D. III. III.14-15)
______.
DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.
EPICTETO. Entretiens. Livre I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/

HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...