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Os estoicos adotaram, como já
registrei aqui, a reflexão matinal, como uma preparação para o dia que
surge e que aplica-se ao dia que se inicia e aos dias seguintes; por toda vida.
O prokopton, ao levantar-se pela manhã deverá ter sempre essa
meta.
E, jamais o aspirante à
sabedoria, deverá ter outras coisas em mente quando o dia começa; deve
ocupar-se com os tà eph’hēmîn, ou seja, com o encargos que
sejam verdadeiramente nossos.
Durante todo dia, todos os dias, a
meta deverá ser a disciplina interior, meta a que deve dedicar o seu
tempo, os que pretendem alcançar sabedoria. Para começar, toda manhã,
ao despertar, pergunte-se o prokopton: o que, na verdade, deve ser o
foco para alcançar a ataraxia?
E, nesse sentido, portanto, em meio aos
afazeres que se seguirão, pensando na reflexão matinal, li uma referência
de Epicteto a um certo exercício, típico da escola dos pitagóricos, em conformidade com o que Hadot chama de “exercícios espirituais”, que também já registrei
aqui, a partir da leitura de um artigo e de uma apresentação do prof. Aldo Dinucci, num "Colóquio sobre Epicteto", em que discute essa expressão, que deve
entendida como “O primeiro e mais necessário tópico da filosofia [...]
aplicação dos princípios [...]" (Encheirídion. 52:1).
Portanto:
“Saia de casa cedo, pela manhã e não
importa quem você veja ou quem você escute, examine-o e então responda como se
fosse a uma pergunta. O que você viu? Um belo homem ou uma bela mulher? Aplique
suas regras, isso está fora da província de sua ‘proaíresis’, ou dentro? Fora.
Livre-se disso.” (Arriano. EPICTEUS, D. III. III.14-15)
______.
______.
DINUCCI, A.; JULIEN,
A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra,
2014.
EPICTETO. Entretiens. Livre
I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus
Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O
Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São
Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)
______. Testemunhos
e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS,
2008.
EPICTETUS. The Discourses
of Epictetus as reported by Arrian; fragments; Encheiridion. Trad.
Oldfather. Harvard: Loeb, 1928. https://www.loebclassics.com/
HADOT, Pierre. The
inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard
University Press, 2001.
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