quarta-feira, 11 de março de 2020

REFLEXÃO MATINAL LXXXII: BREVÍSSIMA NOTA SEM REVOLTAS

Ruas da Cidade.
(IMAGEM: "Pinterest")


"A prudência determina o que é necessário escolher e o que é necessário evitar." (André Comte-Sponville)

Já há algum tempo tenho lido sobre o estoicismo. E, com essas leituras, prosseguindo com os referenciais existenciais básicos, procuro compreender onde aplicar os "princípios" (Encheirídion, 2012. L, LI e LII) daí advindos, acrescidos aos anteriores. Percebi, desde o início a profundidade dessa reflexão.

A meta dessa escola é 'possibilitar a existência de humanos com o que é possível alcançar em autonomia. Contribuir na formação de indivíduos capazes de pesar os valores sociais dos grupos em que estão inseridos, daí sugerindo uma correção do que for possível'.

Mas, o principal objetivo, segundo o prof. Aldo Dinucci, estudioso do estoicismo, num artigo de 2019: “não é gerar indivíduos revoltados e dispostos a tudo para criar uma sociedade ideal, para trazer à luz uma utopia. O objetivo do estoico é fazer refletir em si a ordem cósmica e cumprir seu papel para tornar o mundo mais humano e, consequentemente, mais harmônico em relação à natureza. Assim, buscará, em primeiro lugar, exercer bem sua função, seja ela qual for, médico, policial, professor, politico.”

Primeiro, em si mesmo, o que se espera ver realizado no mundo!
...
"Mantenha-se forte, mantenha -se Bem." (SÊNECA)
______.
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de Epicteto. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012.
DINUCCI, Aldo; TAQUÍNIO, Antonio. Introdução ao manual de Epicteto. 2012.
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
MARCO AURÉLIO. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1973.



4 comentários:

  1. Eu cada vez admiro mais os estóicos. Mas não sei se terei tempo nessa encarnação de estuda-los! Antes, quero aprender Kardec.

    ResponderExcluir
  2. Eu cada vez admiro mais os estóicos. Mas não sei se terei tempo nessa encarnação de estuda-los! Antes, quero aprender Kardec.

    ResponderExcluir
  3. Eu cada vez admiro mais os estóicos. Mas não sei se terei tempo nessa encarnação de estuda-los! Antes, quero aprender Kardec.

    ResponderExcluir
  4. Eu cada vez admiro mais os estóicos. Mas não sei se terei tempo nessa encarnação de estuda-los! Antes, quero aprender Kardec.

    ResponderExcluir

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...