quinta-feira, 12 de março de 2020

MINICURSO: KIERKEGAARD E A CLÍNICA PSICOLÓGICA

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


1. 

"Aula Ribeirão Preto: 28 de março de 2020

Disciplina: Kierkegaard e a clínica psicológica

Professores: Ana Maria Feijoo e Myriam Protasio

Objetivo: Apresentar a filosofia e o método em Kierkegaard de modo a esclarecer como tais elementos contribuem nas reflexões acerca da clínica psicológica.

Ementa: Kierkegaard e a ciência existencial: comunicação indireta, angústia, desespero, relação de ajuda. Movimento existencial: estético, ético e salto. As determinações de uma época e suas repercussão na compreensão do comportamento do homem na atualidade.

Programa:
  • Um modo de pensar uma psicologia inspirada em Kierkegaard.
  • As críticas de Kierkegaard às psicologias de sua época.
  • A psicologia experimental de Kierkegaard pela perspectiva de Hroar Klempe.
  • A “ciência existencial” com as noções de liberdade (angústia e desespero) e possibilidade de transformação (salto).
  • A comunicação indireta e repercussões para o fazer clínico. 
  • Kierkegaard em relação às determinações de uma época.
  • Análise de situações clínicas apresentadas pelos alunos."
______
2. Palestra: "Seria o amor o elemento fundamental de uma relação psicoterapêutica? Kierkegaard realiza, em As Obras do amor¹, uma análise não somente sobre o amor, mas sobre o dever de amar como condição fundante da existência, que é sempre comunitária. A vida em comunidade se constitui na diferença, mas, ele diz, tendemos a entender o diferente como inimigo e a nos enganarmos acerca de nossas próprias obras e a de nossos semelhantes. A investigação de Kierkegaard sobre as obras do amor expõe que o amor não é regra ou norma, mas tarefa levada a termo em todo modo de agir e existir. A temática do amor foi pensada por Binswanger como fundamento da relação terapêutica, tendo sido criticado pelo filósofo Martin Heidegger por isso. Teria Binswanger se inspirado mais nas análises de Kierkegaard que no pensamento de Heidegger? (Myriam Moreira Potasio).

______.
1. KIERKEGAARD, S. A. As obras do amor. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

A imagem pode conter: texto
______.
Obs: Publicado aqui, com autorização de Francis Gomes.


Um comentário:

  1. Gratidão por compartilhar Marcos. Será um final de semana de transcendência, pois acredito que nunca ninguém sai de lá sem alguma transformação, ou salto existencial, saboreamdo a abordagem fenomenológico-existencial da fonte.
    Uma parceiria acolhedora e rica com o IFEN, pois compartilham conosco conhecimento de décadas de forma edificante e calorosa.
    Um abraço e até breve!

    ResponderExcluir

REFLEXÃO VESPERTINA CLVIII: ESTOICISMO

Foi essa a Reflexão Vespertina de hoje, terminada há pouco, ler ainda é possível! " O objetivo da filosofia consiste em dar forma e est...