quinta-feira, 19 de março de 2020

REFLEXÃO MATINAL LXXXIV: HERMANN HESSE: "THE DIFFICULT ART OF TAKING RESPONSIBILITY, AND THE WISDOM OF THE INNER VOICE”


Decidir com coragem
(IMAGEM: "Pinterest")

"Alguém que não se encaixe nesse mundo; está bem próximo de encontrar-se consigo mesmo (Hermann Hesse)"

NÃO adianta o amparo em teorias que só são subterfúgios. Só para fugir de si mesmo e culpar o mundo. Estratagema paupérrimo. Pois, como já dizia, entre outros gigantes do pensamento, Herman Hesse:

"[...] a única realidade é aquela que contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo interior."

Foi neste sentido que, hoje, pela manhã, como sempre, na "reflexão matinal" sustentando os exercícios na busca por "imperturbabilidade do espírito", por "serenidade", na superação das más surpresas que vem de onde menos esperamos. Os esforços são tentativas para sustentar meu desvio de foco, e centrar no objetivo principal que, não é a mesquinharia desse mundo medíocre, onde há tantos se pavoneando, chafurdados na lama.
No final, acrescentei mais um texto sobre Hermann Hesse¹. Tinha lido esse autor na adolescência e a releitura, atualmente, tem me revelado muito do que não percebi àquela época. 

Aqui, abaixo, o destaque no texto dele recai "sobre a esperança, e a difícil arte de assumir responsabilidade e a sabedoria da voz interior."

A certa altura do texto lê-se:

"Se você agora está se perguntando onde procurar consolo, onde procurar um Deus novo e melhor ... ele não vem a nós de livros, vive dentro de nós ... Esse Deus também está em você. Ele é mais particularmente em você, o desanimado e desesperado.”

E, repetindo Sêneca:

"Mantenha forte; Mantenha-se Bem"
...
______.
1. Link do texto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO VESPERTINA CLVIII: ESTOICISMO

Foi essa a Reflexão Vespertina de hoje, terminada há pouco, ler ainda é possível! " O objetivo da filosofia consiste em dar forma e est...