Continuando a aproximação com a Filosofia e Deontologia a partir de Immanuel Kant. Onora O'Neil tem escrito sobre a questão da Deontologia e Bioética.
Mesmo após cerca de dois séculos das publicações de Kant, sua obra ainda continua repercutindo em várias áreas do pensamento humano.
Aqui, destaco uma obra que acabei de ler, de uma autora que conheci recentemente:
Obras em que “[...],Onora
O'Neill traça as alegadas incoerências para tentar assimilar os escritos éticos
de Kant às concepções modernas de racionalidade, ação e direitos. Quando a
tentação de assimilar é resistida, surge uma explicação notavelmente diferente
e mais coesa da razão e da moralidade. Kant oferece uma defesa
"construtivista" da razão e uma visão moral na qual as obrigações são
anteriores aos direitos e nas quais a justiça e a virtude estão ligadas.
O'Neill começa reconsiderando as concepções de Kant sobre método filosófico, razão, liberdade, automonia e ação. Ela então
segue para o terreno mais familiar da interpretação do Imperativo Categórico,
enquanto na última seção enfatiza as diferenças entre a ética de Kant e a ética
'kantiana' recente, incluindo o trabalho de John
Rawls e outros filósofos políticos liberais contemporâneos. Essa
reavaliação aumentará significativamente o entendimento da filosofia prática
kantiana.”
Inclusive, Onora O'neill, tem textos, como o que adicionei na bibliografia, em que discute problemas relacionados à Bioética e "Deontologia". Isso o que me levou aos seus textos.
...
“Two
centuries after they were published, Kant's ethical writings are as much
admired and imitated as they have ever been, yet serious and long-standing
accusations of internal incoherence remain unresolved. Onora O'Neill traces the
alleged incoherences to attempt to assimilate Kant's ethical writings to modern
conceptions of rationality, action and rights. When the temptation to
assimilate is resisted, a strikingly different and more cohesive account of
reason and morality emerges. Kant offers a `constructivist' vindication of
reason and a moral vision in which obligations are prior to rights and in which
justice and virtue are linked. O'Neill begins by reconsidering Kant's
conceptions of philosophical method, reason, freedom, automony and action. She
then moves on to the more familiar terrain of interpretation of the Categorical
Imperative, while in the last section she emphasises differences between Kant's
ethics and recent 'Kantian' ethics, including the work of John Rawls and other contemporary
liberal political philosophers. This reassessment will add significantly to the
understanding of Kantian practical philosophy.”
CUNHA, Bruno. A gênese
da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.
KANT, Immanuel. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
______. Anthropology
from a pragmatic point of view. Carbondale, III: Southern Illinois
University Press. 1996. eBook., Base de dados: eBook Collection (EBSCOhost).
______. Antropologia
de um ponto de vista pragmático. Trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo:
Iluminuras, 2006.
______. Crítica
da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo, Martins
Fontes, 2002.
______. A
metafísica dos costumes. Trad., apresentação e notas de José Lamego.
2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
O’NEILL, Onora. Constructions
of Reason: explorations of Kant's practical philosophy. Cambridge
University Press, 1990.
______. Autonomy
and trust in bioethics. The Gifford Lectures University of Edinburgh,
Newnham College. Cambridge University Press, 2002.
______. From principles to practice: normativity and judgement in ethics and politics. Cambridge University Press, 2018.
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