terça-feira, 16 de junho de 2020

REFLEXÕES SOBRE A "RELIGIÃO MORAL DE KANT"

Como tem sido uma constante, mantendo o foco das leituras atuais, a que tenho me dedicado, aqui acrescento outra obra que acabei de ler, dando continuidade aos trabalhos. Trata-se de "Kant's moral religion", escrito por Allen Wood.

Como já escrevi, aqui na página; é sabido que "Kant era um epistemólogo, um filósofo da mente, um metafísico da experiência, um especialista em ética e um filósofo da religião. Mas tudo isso foi sustentado por sua fé religiosa", pontos que sempre me interessaram e compõem minhas leituras básicas.  Portanto, é nessa linha que acrescento mais esta obra, agora, mais especificamente, tratando dos temas da moral e religião em Kant.

O livro também, como outros que acrescentei aqui, tem como objetivo discutir temas bastante criticado por diversos autores.

Portanto:

“Na Religião moral de KantAllen W. Wood argumenta que a doutrina da crença religiosa de Kant é consistente com seu melhor pensamento crítico e, de fato, que os "argumentos morais" - juntamente com a fé que justificam - são parte integrante da filosofia crítica de Kant. . Wood mostra que a perspectiva religiosa sensível de Kant sobre o mundo merece ser considerada uma das maiores de suas contribuições filosóficas. Ao apresentar sua interpretação de Kant, Wood fornece uma declaração clara do que o filósofo revela em seu raciocínio para crer em Deus e na imortalidade. Ele reexamina a concepção de volição moral de Kant e defende sua doutrina do "bem supremo." Discute o uso de Kant da fé moral como um critério racional para a religião em relação à fé eclesiástica, experiência religiosa e reivindicações à revelação divina. Finalmente, ele discute a idéia do filósofo de um mal radical na natureza do homem e desenvolve a teoria da graça divina de Kant, como é prenunciada em seu livro de 1793, Religião dentro dos limites da razão. Wood sustenta que os pensamentos de Kant sobre religião são uma ótima solução filosofal para problemas difíceis que devem ser enfrentados por todos e podem servir de guia em qualquer esforço para lidar racionalmente com questões religiosas.”

Enfim; lido e necessariamente, incluído nas reflexões, juntando-o aos outros já apontados aqui, entre os quais, alguns volto a inserir na bibliografia abaixo.

(grifos e destaques meus)

______.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

DICK, Corey. Early Modern German Philosophy (1690-1750). OUP. Oxford University Press, 2010.

KANT, Immanuel. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.

KANTERIAN. Edward. Kant, God and Metaphysics: the secret thorn. Routledge, 2017.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...