sexta-feira, 7 de agosto de 2020

AS "CRÍTICAS" DE IMMANUEL KANT: A DÉCADA 1760 E SEUS "DESDOBRAMENTOS"

Kant's Elliptical Path: Amazon.it: Ameriks, Karl: Libri in altre ...

A leitura dessa obra se fez necessária aqui, exatamente, porque explora conceitos-chave no desenvolvimento da filosofia Crítica de Immanuel Kant. E, mais importante, para o que temos estudado atualmente, o fao de que  desde o início da década de 1760 até a década de 1790, Karl Ameriks apresenta dados sobre as principais maneiras pelas quais as obras Críticas kantianas. Mostando como, depois de ler Rousseau, entre outros, na década de 1760, a obra ganhou certos contornos "definitivos". Inclusive, interessa-me aqui, o desdobramento posterior sobre a produção posteriores de Kant sobre história religião. 

...

"O Kant's Elliptical Path explora os principais estágios e conceitos-chave no desenvolvimento da filosofia Crítica de Kant, desde o início da década de 1760 até a década de 1790. Karl Ameriks fornece um relato detalhado e conciso das principais maneiras pelas quais as obras críticas posteriores fornecem uma defesa plausível da concepção do fim fundamental da humanidade que Kant procurou depois de ler Rousseau na década de 1760. Ensaios separados são dedicados a cada uma das três críticas, bem como notas e palestras anteriores e vários dos escritos posteriores de Kant sobre história e religião. Uma seção final dedica três capítulos aos desenvolvimentos pós-kantianos no romantismo alemão [...].

Os tópicos do livro incluem questões fundamentais em epistemologia e metafísica, com uma nova defesa da interpretação "moderada" de Amerik do idealismo transcendental. Outros ensaios avaliam o conceito de vontade de Kant e dependem de um "fato da razão" em sua filosofia prática, bem como de suas críticas às teodiceias tradicionais e do caráter histórico de sua defesa da religião e dos conceitos de criação e esperança dentro dos limites. da mera razão. O Kant's Elliptical Path será de valor para os historiadores da filosofia moderna e para os estudiosos de Kant, enquanto o tratamento de várias figuras e questões literárias em estética, política, história e teologia o torna relevante para os leitores fora da filosofia.”

______.

AMERIKS, Karl. Kant's Elliptical Path. Oxford: Oxford University Press, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...