domingo, 9 de maio de 2021

CIÊNCIA E RELIGIÃO: UM DEBATE ENTRE DENNETT E PLANTINGA

 

 
De volta a um tema “ciência e religião”. Desde há muito tempo tem sido apresentado em termos de conflito entre as duas áreas. Como, de alguns anos para cá, tenho companhado as discussões em torno do assunto e já é bastante perceptível uma renovada ampliação do debate, com amplos avanços e esclarecimentos, sigo com as leituras e faço aqui as anotações após as leituras. 

A ideia de um conflito inevitável entre ciência e religião foi desafiada decisivamente por John Hedley Brooke em sua clássica "Ciência e Religião: algumas perspectivas históricas" (Cambridge, 1991). Após quase duas décadas "Ciência e a Religião: as novas perspectivas históricas" revisitam esse argumento e questionam como os historiadores agora podem impor ordem sobre as histórias complexas e contingentes dos compromissos religiosos com a ciência. Reunindo os principais estudiosos, este volume explora a história e os significados variáveis ​​das categorias 'ciência' e 'religião'; O papel da publicação e da educação na criação e divulgação de ideias; a conexão entre conhecimento, poder e imperialismo intelectual; e os motivos do confronto entre a evolução e o criacionismo entre os cristãos americanos e no mundo islâmico. Um grande contributo para a historiografia da ciência e da religião, este livro faz com que a bolsa de estudos mais recente sobre esse debate muito mal interpretado seja amplamente acessível." 

Autores como Ronald Numbers, que já postei aqui e desde que li pela primeira vez sempre releio um ou outro de seus capítulos para reflexões; e faço esse registro por tratar-se, principalmente este que reli hoje pela manhã, de uma obra em que reuniu um grupo de pesquisadores sobre o tema que resultou no seu "Galileo goes to jail and other myths about science and religion" (2009). 

Tenho acrescentado outros a estas releituras, para continuidade nos estudos. Também reli o livro de John Hedley Brooke: "Science and religion: some historical perspectives (publicado em 1991, reimpresso em 2014)"; sobre o tema e em seguida também reli: “Science and religion: new historical perspectives" (2011) este que destaco aqui (na imagem). E, Hoje acrescento para leitura em breve: "Science anda Religion: are they compatible?" Um debate entre Alvin Plantinga e Daniel C. Dennett.

______.

DENNETT, Daniel C. Science anda Religion: are they compatible? Oxford University Press (USA), 2010.  

DIXON, Thomas; CANTOR, Geoffrey; PUMFREY, Stephen. Science and religion: new historical perspectives, 2011.

DIXON, Thomas. Science and Religion: a very short introduction. Ouxford University Press, 2008.

HARRISON, Peter. The Territories of Science and Religion. University of Chicago Press, 2015.

______. (Org.) The Cambridge companion to science and religion. Cambridge Universtity Press, 2010.

______. (Org.) Ciência e religião. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

LINDBERG, David C; NUMBERS, Ronald. When Science and Christianity Meet. University of Chicago Press; Edição: Reprint 1, 2008.

NUMBERS, Ronald L. Galileo Goes to Jail: and other myths about science and religion. Harvard University Press, 2009.

PLANTINGA, Alvin; DENNETT, Daniel. Ciência e religião: são compatíveis? Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2022.

______. Conselhos aos filósofos cristãos. Brasília, DF: Ed. Monergismo, 2021.

______. Deus, a liberdade e o mal. Vida Nova, 2012.

______.Ciência, religião e naturalismo: onde está o conflito? Vida Nova, 2018.

VAN INVAGEN, Perter. O problema do mal. Brasília, DF: UNB, 2018. 


...

Mais sobre o tema:

https://marcosfilosofiamoderna.blogspot.com/search?q=plantinga


Entrevista com John Hedley Brooke; publicada em 16 de set de 2018 In: TV NUPES/UFJF:

Vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=89yW6F30DS4&fbclid=IwAR0V4ldfAeqMCGFTGnkX-l6epLdPk33wQ682K--QwIucUx19j4YBT_OaW7o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...