É, fundamental para os meus objetivos específicos, estudar esse período, dado que a “[...] menção à filosofia prática de Wolff, no prefácio da Fundamentação da metafísica dos costumes, não acontece sem razão. Segundo Henrich (1963, 421) e Schmucker, os dois mais notáveis intérpretes do desenvolvimento na segunda metade do séc. XX (1961, p. 30), o debate com a Filosofia prática universal de Wolff foi o ponto de partida para as primeiras reflexões morais kantianas.” (CUNHA, 2017, p. 25).
A isso acrescentei aqui, de Laurent Jaffro, essa obra que encontrei numa promoção, procurando por outras obras do período quando ainda havia uma livraria "Fnac" aqui por perto. Bons tempos em que era possível, para mim, circular pelas boas livrarias.
“La formule "moral sense" dont l'invention précisément datée remonte à 1699, est devenue une locution du langage courant. Elle désigne essentiellement une sensibilité du sujet aux normes et une certaine capacité à discerner les qualités morales des actions. Ce volume porte sur la formation du concept de sens moral aux XVII et XVIIIe siècles, notamment dans la pensée britannique et sur sa transformation ou sa critique chez Hume, Adam Smith, Rousseau et Kant. On insiste sur les hésitations qui caractérisent la notion et engagent dès sa formation, sa réception contrastée dans la philosophie morale. Comment savons-nous distinguer le bien du mal, reconnaître que telle action est bonne ou telle règle juste ? Comme l'écrit Adam Smith, selon certains le principe de l'approbation est fondé sur un sentiment d'une nature originale, sur une faculté de perception particulière que l'esprit exerce au spectacle de certaines actions ou dispositions ... Ils lui donnent un nom particulier et l'appellent "sens moral". L'histoire moderne du sens moral, anglaise et surtout écossaise commence par un dilemme. L'obligation suppose une règle extérieurs à la conscience qui est obligée. Comment juger si nous ne disposons pas d'une règle de justice ? Mais les partisans du sens moral objectent : comment reconnaître et nous assuere que cette règle est bien juste, si nous n'avons pas d'abord la capacité de discerner ce qui est juste, indépendamment de l'obéissance à cette règle ? De deux choses l'une : soit nous sommes d'emblée et comme naturellement sensibles aux qualités morales, soit la moralité se réduit à la conformité à un univers de conventions. Cette notion est-elle autre chose qu'une chimère de moralistes ? Son étude permet de reconstituer une petite histoire de la philosophie morale et des polémiques qui l'animent au XVIIIe siècle depuis Cudworth et Locke, en passant par Shaftesbury, Bayle, Hutcheson, Hume et Smith jusqu'à Kant et Bentham et de dessiner les contours d'une nouvelle figure de la subjectivité.”
“A frase "senso moral", cuja invenção
remonta a 1699, tornou-se uma frase na linguagem cotidiana. Essencialmente,
designa a sensibilidade de um sujeito às normas e uma certa capacidade de
discernir as qualidades morais das ações. Este volume trata da formação do
conceito de senso moral nos séculos XVII e XVIII, particularmente no pensamento
britânico e sua transformação ou crítica em Hume, Adam Smith, Rousseau e Kant.
Insistimos nas hesitações que caracterizam a noção e se engajam desde sua
formação, sua recepção contrastada na filosofia moral. Como saber distinguir o
bem do mal, reconhecer que tal e tal ação é boa ou que tal regra é justa? Como
Adam Smith escreve, de acordo com alguns, o princípio de aprovação é baseado em
um sentimento de natureza original, em uma faculdade particular de percepção
que a mente exerce no espetáculo de certas ações ou disposições ... Eles lhe
dão um nome particular e chame-o de "senso moral". A história moderna
do senso moral, inglês e especialmente escocês, começa com um dilema. A obrigação
supõe uma regra externa à consciência que é obrigada. Como julgar se não temos
uma regra de justiça? Mas os partidários do senso moral objetam: como
reconhecer e nos assegurar que essa regra é de fato certa, se antes não temos a
capacidade de discernir o que é certo, independentemente da obediência a essa
regra? Uma de duas coisas: ou somos imediatamente e como se naturalmente
sensíveis às qualidades morais, ou a moralidade é reduzida à conformidade a um
universo de convenções. Essa noção é algo mais do que uma quimera de
moralistas? Seu estudo nos permite reconstruir um pouco da história da
filosofia moral e as controvérsias que a animam no século 18 de Cudworth e
Locke, de Shaftesbury, Bayle, Hutcheson, Hume e Smith a Kant e Bentham e traçar
os contornos de uma nova figura de subjetividade.”
(Grifos e destaques meus)
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