"O fim
de todas essas excelências é viver seguindo a natureza; uma delas, através das
suas peculiaridades, permite ao homem atingir. Pois, por natureza, tem um ponto
de partida para a descoberta da ação conveniente, para a estabilidade dos
impulsos, para a persistência e para a partilha. (ÁRIO DÍDIMO. 2.7.5b3.1) "
Estudando o Estoicismo já
algum tempo, nas pausas da leituras obrigatórias, recentemente
deparei-me com um texto do prof. Aldo
Dinucci[1] em
que ele traduz “os passos 2.7.5A- 2.7.5B
da Epítome de Ética Estoica, do filósofo estoico e doxógrafo alexandrino Ário
Dídimo (acme 30 a.C.).” e, segundo ele, por não haver “traduções em língua moderna das obras completas de Ário
Dídimo”, usou “a fixação da
exposição sobre a ética estoica presente em Estobeu (Florilégio), realizada por Pomeroy (1999).” Inserido
abaixo.
Comecei, imediatamente, a
leitura; muito bom aos iniciantes e os que tem tomado a filosofia estoica a
sério!
A este, acrescentei para
leitura na sequência: "Hierocles the Stoic: elements of ethics, fragments, and excerpts (2009)"
"Hiérocles foi um filósofo estóico do
início da era imperial, testemunha crucial do Oriente e do Neo-estoicismo,
especialmente no que diz respeito à filosofia ética estóica.
Neste livro, tudo o que
sobreviveu de suas obras, são traduzidas para o inglês pela primeira vez, a
partir do grego original: The elements
of ethics, preservado em papiro, junto com todos os fragmentos e trechos
do tratado Sobre os deveres, coletados por Stobaeus no século V dC e lidando principalmente com relações
sociais, casamento, família e família. Além disso, o ensaio introdutório de Ramelli demonstra como Hierocles modificou suas doutrinas de
acordo com o estoicismo médio e com os desenvolvimentos adicionais da filosofia
e de suas opiniões pessoais.
Finalmente, o extenso
comentário de Ramelli sobre as obras
de Hierocles esclarece questões
filosóficas levantadas pelo texto e fornece referências ricas e atualizadas à
bolsa de estudos existente.”
______.
ÁRIO DÍDIMO. Epitome of stoic ethics. Tradução
de Arthur J. Pomeroy. Atlanta: Society of Biblical Literature, 1999.
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion. Edição
Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos
e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de
Sergipe, 2012).
BORGES, Maria. Borges. Razão e emoção em Kant. Pelotas,
RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012.
CÍCERO. On ends (The Finibus). Tradução de H. Rackham. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1914.
ESTOBEU. Florilegium. v. I e II. Ed.
Augustus Meineke. Lipsiae: Taubner, 1855.
INWOOD, Brad. The Cambridge companion to the stoics. Cambridge University Press, 2010
LONG, A. Arius Didymus and the exposition of stoic
ethics. In: FORTENBAUGH, W.
W. (Ed.). On stoic and Peripatetic ethics: the work of Arius Didymus.
London: Transaction, 1983. p. 190-201.
MEINEKE, A. Zu Stobaeus. In: Zeitschrift
für Gymnasialwesen, v. 13, p. 363-365, 1859.
PLATÃO. Laches. Protagoras. Meno.
Euthydemus. Tradução de W. R. M. Lamb. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1924.
RAMELLI, Ilaria. Hierocles the stoic: elements of ethics, fragments, and excerpts. Society of Biblical Literature, 2009.
SÊNECA. Cartas 1-66. Tradução de R. M. Gummere.
Harvard: https://www.loebclassics.com, 2001.
______. Cartas a Lucílio. 5.
ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.
______. Cartas 66-92. Tradução de R. M. Gummere.
Harvard: https://www.loebclassics.com,
2001.
[1]
Artigo do professor Aldo Dinucci: http://www.scielo.br/pdf/trans/v39n2/0101-3173-trans-39-02-0255.pdf
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