Ora, como aqui,
nessa página, este é um dos temas a que me dedico; estudando-o como resultante
natural do persistente problema filosófico da "relação mente e corpo”. E, hoje, após estudos com o grupo de Fotaleza, estou
relendo essa obra "De Anima" Aristóteles, numa época em que o uso do conceito de alma é tão usado de
forma a não manter o uso que mais agrado: a mim, por exemplo, como Espírito
independente que antecede e sobrevive ao corpo. Critica-se, geralmente sem se
ler os clássicos.
“402a1. Supondo o
conhecimento entre as coisas belas e valiosas, e um mais do que outro, seja
pela exatidão, seja por ter objetos melhores e mais notáveis, por ambas as
razões o estudo da alma estaria bem entre os primeiros. Há inclusive a opinião
de que o conhecimento da alma contribui bastante para a verdade em geral e,
sobretudo, no que concerne à natureza; pois a alma é como um princípio dos
animais. Buscamos considerar e conhecer sua natureza e substância, bem como
todos os seus atributos, dentre os quais uns parecem ser afecções próprias da
alma, enquanto outros parecem subsistir nos animais graças a ela."
402a10 . Em todo caso e de todo modo, é dificílimo obter alguma convicção a respeito da alma. Pois sendo a investigação comum também a muitas outras coisas — quero dizer, a investigação que concerne à substância e ao que é algo — , poderia talvez parecer a alguém que existe um só método para tudo aquilo cuja substância queremos conhecer (tal como há a demonstração para os atributos próprios), de modo que seria necessário buscar este método. Mas se não há um método único e comum para saber o que é algo, a tarefa torna-se ainda mais difícil; pois será preciso compreender, em cada caso, qual é o procedimento adequado. Se for evidente que se trata de demonstração ou de divisão ou de algum outro método, restarão ainda muitos impasses e incertezas no que diz respeito ao ponto de partida da investigação: pois para coisas distintas há princípios distintos, como, por exemplo, para os números e as superfícies. (ARISTÒTELES, 2006)”
______.
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