“Uma importante fonte
para a investigação genética e para a compreensão geral do pensamento de Kant é
o conjunto de Lições que passou a ser publicado desde os últimos anos
da sua vida e depois postumamente. Estas Lições são, em sua natureza,
um conjunto diverso de anotações manuscritas de estudantes tomadas diretamente
da sala de aula ou apenas copiadas de outros cadernos. Elas retratam a
atividade docente de Kant em sua totalidade. Em oitenta semestres, entre
1755-1796, Kant ministrou, na Universidade de Königsberg, cursos sobre temas
diversos como lógica, matemática, física, geografia, ética, direito natural,
teologia racional, enciclopédia filosófica e metafísica. Como
estas Lições nos atestam, somos capazes de testemunhar, no contexto
informal da sala de aula, a partir da atitude crítica de Kant em relação à
filosofia escolástica ensinada nas universidades alemãs, o lento
desenvolvimento da reflexão filosófica que se tornaria célebre em clássicos
atemporais tais como a Crítica da Razão Pura e a Fundamentação
da Metafísica dos Costumes, dentre outras. Isso faz das Lições uma
importante fonte para a pesquisa do pensamento de Kant, seja para a
investigação genética de sua filosofia, seja para a compreensão pontual de
vários aspectos de sua filosofia madura.” (CUNHA, Bruno. As Lições de
Metafísica de Kant. In: Revista Úrsula, nº6, jun/ago 2022).
Acrescento o texto
em que o professor Bruno Cunha fala sobre o processo de edição e tradução do livro “As
Lições de Metafísica de Kant”
mais recente deste filósofo vertido por ele ao português[1].
...
Com
destaques especiais, claro, inclusive em relação à Psicologia racional,
o período pré-crítico e, dado o percurso que iniciei há algum
tempo (desde a graduação), as obras de Immanuel Kant passaram
a fazer parte das minhas leituras. De grande utilidade para a minha pesquisa,
em andamento; são leituras que tem trazido uma série de
apontamentos fundamentais além de importante bibliografia,
algumas já acrescentadas às minhas leituras e outras a serem lidas o mais breve
possível.
Recentemente,
o professor Bruno Cunha (UFSJ) como já postei aqui, traduziu as Lições de ética. “Trata-se
das notas que foram tomadas pelos alunos a partir dos ensinamentos do professor
em sala de aula.
Apesar
desse atraso na edição e na publicação das Lições de Ética, é perceptível
que houve um reconhecimento progressivo da importância desses manuscritos no
século XX, o que é atestado, sobretudo, nos estudos e comentários que foram
desenvolvidos, a partir de então, utilizando esse material como um suplemento
para a reconstrução e a compreensão do desenvolvimento do pensamento moral de
Kant.”
Publicou
também seu livro “A gênese da ética kantiana” que, como diz o
professor, Vinícius Figueiredo: “Bruno Cunha começa a examinar a
articulação entre moralidade e o problema do mal desde o de sua aparição
primeira na obra de Kant, quando, ainda na década de 1750, ele se deparou com a
teodiceia leibniziana. A originalidade de
sua reconstrução reside na hipótese de que a cogitação
de Kant sobre esse problema foi determinante na orientação de sua
inteira filosofia prática. A ruptura com a tradição leibniziano-wolffiana,
entre os anos 50 e 60, a aproximação de Kant em relação aos
britânicos e especialmente, a Rousseau, são rediscutidos através desse
problema, em uma investigação que combina a análise dos textos publicados com a
interpretação das Reflexionen e das anotações ao compêndio de
filosofia prática de Baumgarten. Ao fim e ao cabo, o leitor se dá conta
que a articulação entre a fundamentação da obrigação, de um lado, e a aferição
de um sentido para a ação moral, de outro, foi sendo gestada logo que a solução
de matiz intelectualista e teológica oferecida pelo wolffianismo se
revelou insustentável. A análise aqui efetuada das Reflexionen kantianas
da segunda metade dos anos 60 é decisiva para reaver todo interessante e
alcance das respostas ulteriores. Bruno Cunha é especialmente feliz
em assinalar a lenta conversão de uma teodiceia objetiva – ponto de vista
de Leibniz e Wolff – para o que será, com a
consolidação do criticismo, uma filosofia da história. É impossível não
recordar aqui um célebre artigo de G. Lebrun, no qual ele chamava a
atenção para o fato de que a filosofia da história opera no kantismo como
uma escatologia para o homem moral”.
A
esses acrescentei Lições sobre a doutrina filosófica da
religião, outra obra fundamental para o trabalho em andamento.
E, hoje,
acabo de saber que o professor Bruno Cunha traduziu outra
importantíssima obra, para a minha pesquisa sobre a Metafísica e,
particularmente as discussões sobre este tema nas obras de Immanuel Kant, tanto
no período pré-crítico como em toda “herança kantianas”. A obra é Lições de metafísica. Conforme sinopse:
“Que
há, portanto, realmente conhecimentos a priori já é algo comprovado. Por certo,
há toda uma ciência de meros conceitos puros do entendimento. Mas se levanta a
pergunta: como os conhecimentos a priori são possíveis? A ciência que responde
essa questão se chama Crítica da razão pura. A filosofia transcendental é a
ciência de todos os nossos conhecimentos puros a priori. Normalmente é
denominada ontologia. [...] As principais ciências que pertencem à metafísica
são a ontologia, a cosmologia e a teologia. [...] A ontologia é uma doutrina
elementar pura de todos os nossos conhecimentos a priori. Em outras palavras,
ela contém a soma total de todos os conceitos puros que podemos ter a priori de
coisas. A cosmologia é a consideração do mundo por meio da razão pura. O mundo
consiste no mundo corpóreo ou no mundo da alma. Portanto, a cosmologia contém
duas partes. A primeira poderia ser denominada a ciência da natureza corpórea e
a segunda parte a ciência da natureza pensante. Há, por essa razão, uma
doutrina do corpo e uma doutrina da alma. A física racional [physica
rationalis] e a psicologia racional [psychologie rationalis] são ambas partes
principais que pertencem à cosmologia metafísica geral. – A última ciência
metafísica principal é a teologia racional.” AA XXVIII: 541- 542
Com
isso, prosseguindo com os trabalhos...
(Grifos e Destaques
são meus)
______.
CUNHA, Bruno. A
Gênese da Ética de Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação
com a teodiceia. São Paulo: LiberArs, 2017.
______; FELDHAUS,
Charles. Estudo Introdutório. In: KANT, Immanuel. Lições
de Ética. São Paulo: Unesp, 2018.
______. Estudo
Introdutório. In: KANT, Immanuel. Lições sobre a Doutrina
Filosófica da Religião. Petrópolis: Vozes/São Fransciso, 2019.
______. Estudo
Introdutório. In: KANT, Immanuel. Lições de Metafísica.
Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.
KANT, Immanuel. Gesammelte
Schriften. Vol. I-XXIX. Berlim: Reimer (DeGruyter) 1910-1983.
______. Lições de
Ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.
______. Lições sobre a
Doutrina Filosófica da Religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/ São
Francisco, 2019.
______.Lições de Metafísica.
Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.
Mais Bibliografia
sobre o tema
ANTOGNAZZA, Maria
Rosa. The Oxford Handbook of Leibniz. Oxford University Press,
2018.
BUTLER, J; CLARKE, S;
HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, W. Filosofia
moral britânica: Textos do Século XVIII. Campinas, SP: Ed.
Unicamp, 2014.
KANT, Immanuel. Fundamentação
da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo:
Discurso editoria: Barcarola, 2009.
______. Textos
pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
______. Textos
seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Investigação
sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa:
Imprensa Casa da Moeda, 2007.
LEIBNIZ. G. W. Novos
ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.
______. Ensaios de
teodicéia. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.
______; WOLFF, C; EULER,
L.P; BUFFON, G.-L; LAMBERT, J. H; KANT, I. Espaço e pensamento: textos
escolhidos. Organização de Márcio Suzuki (Org.). Tradução de Márcio Suzuki e
Outros. São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 286.
LOCKE, John. Ensaio
sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
PHILONENKO, Alexis. L'Oeuvre
de Kant: la philosophie critique. Tome I. J. Vrin, 1996.
(col. Bibliothèque d'histoire de la philosophie)
RATEAU, Paul. Leibniz
on the Problem of Evil. Oxford University Press, 2019.
[1] Disponível em: https://revistaursula.com.br/filosofia/as-licoes-de-metafisica-de-kant/?fbclid=IwAR2lk26kdj4GxdHu6RH19Hzte_-YWCOXCQIHrVNcVRq-aGjKMU0csTDsFbE.
Acesso em: 18 de junho de 2022 e 13 novembro de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário