sexta-feira, 18 de novembro de 2022

UMA REFLEXÃO SOBRE UM "PROBLEMA EXISTENCIAL E METAFÍSICO" NO DIÁLOGO "CLARA", DE SCHELLING (II)

Em 8 de janeiro de 2023.

"CLARA ou Sobre a conexão da natureza com o mundo dos espíritos"
. ' .
F. W. J. SCHELLING

"Über den Zusammenhang der Natur mit der Geisterwelt" (Um 1810)"


Pausa na oficina!

Lendo Schelling.

Mantendo as leituras de sempre; Immanuel Kant, o Idealismo alemão; Ética das virtudes; Espiritualidade e saúde; relação mente-corpo e as bases do Estoicismo...

E, hoje, encerrando a leitura dessa tradução de um texto "inacabado" de F. W. J. Schelling: "Clara ou Sobre a conexão da natureza com o mundo dos espíritos: um diálogo".

Interessante, exatamente por tratar-se de um autor que conheço pouco, suas relações com o que estudo e por ser um tema que não sabia ter sido discutido por ele!

. ‘ .

F. W. J. Schelling: "Clara ou Sobre a conexão da natureza com o mundo dos espíritos: um diálogo".

"Com o diálogo "Clara", Schelling coloca um problema existencial e metafísico: a base da questão de saber se e de que maneira é possível conceber, de maneira filosófica, lógica e conceitual, uma relação entre a natureza e o mundo dos espíritos, entre a vida física e a vida espiritual, entre imanência e transcendência, encontra-se de fato a esperança de poder alcançar, naturalmente, um momento que garanta a sobrevivência do homem após a morte. Esta última pergunta anima a intenção mais profunda de Schelling, que escreve o diálogo principalmente para encontrar respostas para a dor causada pela morte prematura de sua esposa Caroline Michaelis (1809). No entanto, este não é o problema tradicional da imortalidade da alma, mesmo que a "Clara" tenha alguma analogia com a "Fedone" platônica. Schelling não apenas busca a sobrevivência da alma ou espírito após a morte, mas visa a sobrevivência de todo o homem, incluindo seu corpo, sua dimensão natural e sensível. A natureza radical e a sinceridade da questão são refletidas em uma linguagem que, conceitual e filosófica, muitas vezes se transforma em poética e descritiva, e na estrutura oferecida quase inteiramente por ambientes naturais, que não servem apenas como pano de fundo romântico para argumentos filosóficos, mas constituem o ponto de partida necessário para qualquer conhecimento do mundo espiritual.

(Introdução de Wofgang Neuser)"

______.

SCHELLING. F. W. J. Schelling. Clara ou Sobre a conexão da natureza com o mundo dos espíritos: um diálogo. 2. ed. Trad. Muriel Maria-Flickinger. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2015.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...