Um
Clinâmen, mais um e necessário, nos meses de recesso de cada ano desde
1998 numa edição em espanhol que está na Biblioteca da Faculdade onde trabalho.
E,
na hora do cafezinho, programando pausa para estudos, mantidas as bases de
sempre. Aqui, um dos temas recorrentes, numa das mais belas introduções à Física
que sempre revisito.
E, como é bom, retornar! Assim como sempre me
mantenho estudando a Filosofia da Biologia, estudo essa obra em 3 vols.
para filosofar um bocadinho.
Trata-se das Lições de Física: a edição do Novo Milênio (2019).
Grande
Richard Feynman. Sobre a obra:
"Este
curso de dois anos de física é apresentado considerando que você, leitor, vai
ser um físico. Isso não é necessariamente o caso, naturalmente, mas é o que
todo professor em toda matéria supõe! Se você vai ser um físico, vai ter de
estudar bastante: duzentos anos do campo de conhecimento que mais rapidamente
se desenvolveu. Tanto conhecimento que, de fato, você pode pensar que não vai
aprender tudo em quatro anos, e realmente não vai; você terá que fazer uma
pós-graduação também!"
Abstraímo-nos,
portanto, e, por um instante, deixamos de lado os problemas, as dificuldades, e
nos apanhamos em reflexões enquanto servindo-nos de um bom café.
Ademais,
pensava há pouco, nas aulas, no texto que demora em sair (com prazo apertado,
já) em definições e ampliadas reflexões recentes sobre o que é e o que não é ciência.
De Kant (crítico e pré-crítico) a Popper, passando por Kuhn, Lakatos, Feyerabend
e, recentemente Sve Ove Hansson e Frederick Crews e outros. Foi assim que já há
muito tempo tracei minhas opções e preferências.
E,
citando Feynmann:
“Devemos,
por falar nisso, deixar claro desde já que se alguma coisa não é uma ciência,
ela não é necessariamente má. Por exemplo, o amor não é uma ciência. Portanto,
se alguma coisa não é uma ciência, isto não significa que há algo de errado com
ela; significa apenas que ela não é uma ciência.”
Manhã
dedicada ao estudo de sempre, como listado acima. Mas, na base, está sempre a
Bibliografia da pesquisa, com as leituras de textos kantianos e seus
desdobramentos. Para as aulas, os "eixos temáticos" de sempre: história
e filosofia da ciência, Idealismo alemão, Filosofia clássica alemã, e Ética e bioética.
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