domingo, 29 de outubro de 2023

SOBRE O SUJEITO MODERNO: CONCEPÇÕES DO "SI MESMO" (SELBSTBEWUSSTSEIN) NA FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ



Mais uma obra acrescentada à extensa Bibliografia

Lendo atentamente, estudando!

De bastante relevância, para o que se pretende e se trabalha por aqui nessa página, traz vários elementos da filosofia kantiana, desdobra-se para temas da “Filosofia clássica alemã”, vai a Schelling e os demais idealistas alemães. Temas sobre os quais tenho me dedicado e pretendo refletir e escrever em momento oportuno.

“Karl Ameriks é professor de filosofia na Universidade de Notre Dame. Autor da Teoria da Mente de Kant, ele é ex-presidente da North American Kant Society. Dieter Sturma leciona na Universidade de Luneburg, na Alemanha, e é autor de Kant on Self-Consciousness.”

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“Karl Ameriks is Professor of Philosophy at the University of Notre Dame. Author of Kant's Theory of Mind, he is a past president of the North American Kant Society. Dieter Sturma teaches at Luneburg University in Germany, and is author of Kant über Selbstbewusstsein.”

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Em síntese...

O PROJETO DO SUJEITO MODERNO: CONCEPÇÕES DE SI MESMO NA FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ - Dieter Sturma/Karl Ameriks:

“A era da filosofia clássica alemã, de Kant a Hegel, é única na história das teorias filosóficas. Em apenas quarenta anos surgiram: as principais obras de Kant, a Filosofia Elementar de Reinhold, o Wissenschaftslehre de Fichte, as obras filosóficas dos jovens kantianos e pós-kantianos, incluindo, ainda Hölderlin e Novalis, os sistemas idealistas de filósofos de Schelling a Hegel.

Além disso, pesquisas recentes revelaram o significado filosófico de uma série de pensadores até então pouco conhecidos no período de transição da filosofia transcendental de Kant para o idealismo alemão.

Para uma grande variedade de questões, a atenção filosófica atual também se concentrou no valor argumentativo das ideias filosóficas desenvolvidas nesta época. O todo potencial (que não é uma questão meramente quantitativa) deste período certamente ainda não foi devidamente apreciado. Cada época coloca novas questões, e um clássico Este período distingue-se pelo facto de, em retrospectiva, poder ser apresentado em configurações intelectuais sempre novas e, dessa forma, ser capaz de dar respostas sempre novas a questões mudando perguntas. Este ponto emerge especialmente claramente no contexto dos problemas da filosofia atual relativos ao sujeito e à subjetividade. Contra o pano de fundo das tendências da filosofia atual, muito críticas e até antagônicas à subjetividade.

A filosofia clássica alemã assume um significado esmagador, porque desde o seu início, esta filosofia combinou o que constrói e critica o ponto de vista da subjetividade. A grande complexidade de seus argumentos sobre o assunto contrasta com a filosofia atual, pois esses argumentos evitam os exageros de pronunciar uma a morte do sujeito ou a inevitabilidade da sua descentralização ilimitada.

As diversas perspectivas teóricas da filosofia clássica alemã distinguem-se porque abordam, de maneiras muito diferentes, críticas justificadas à subjetividade e reivindicações justificáveis ​​de sua descentralização, mas sem com isso abrir mão da noção de si mesmo.

Tendo como pano de fundo esta constelação histórica e teoricamente complexa de questões do pensamento idealista alemão, este volume assume a tarefa de apresentar novas avaliações históricas dos movimentos filosóficos no período clássico alemão, bem como uma reconsideração sistemática dos fundamentos do pensamento alemão clássico e teorias sobre o assunto. Por trás do nosso título, O Sujeito Moderno: Concepções de Si Mesmo na Filosofia Clássica Alemã, existe também uma pesquisa transatlântica projeto realizado em conjunto por estudiosos americanos e europeus da filosofia alemã. A sua ideia fundadora é a concepção de um "workshop transatlântico" contínuo isso incluirá atitudes e perspectivas provenientes de diferentes tradições e as trará para um objeto comum de pesquisa. Desta forma, o tema deste projeto é programático. Quaisquer que sejam as diferenças nas suas intenções teóricas, todos os participantes concordam que respostas sistematicamente sustentáveis ​​a questões sobre o

O assunto deve ser procurado não nas controvérsias que vão e voltam em nossa época sobre a descentralização geral dos conceitos fundamentais da modernidade, mas sim em um envolvimento argumentativo com as filosofias da subjetividade na era da filosofia clássica alemã.

Os pontos principais da filosofia da subjetividade na filosofia clássica alemã emergem principalmente no contexto do estudo da história da filosofia, enquanto na nos esforços sistemáticos da filosofia contemporânea, a invocação da filosofia clássica alemã geralmente ocorre apenas com hesitação. As únicas exceções aqui são Kant, que agora como antes é um ponto de referência comum para muitas orientações filosóficas divergentes, e em parte Hegel, cuja influência na sociedade anglo-americana contemporânea a filosofia permaneceu limitada principalmente à filosofia social. Os outros grandes nomes deste período, como Reinhold, Fichte, Hölderlin e Schelling aparecem em discussões sistemáticas apenas ocasionalmente, na melhor das hipóteses.

Além disso, a filosofia analítica que dominou o domínio anglo-americano durante tanto tempo teve dificuldade em tematizar o self e a autoconsciência. Até quando não seguiu interesses principalmente reducionistas, dificilmente tentou aproximar-se das ideias dos filósofos clássicos alemães. No entanto, houve alguns há indícios de que a recepção destes filósofos está claramente mudando, pois o significado da teoria da subjetividade na filosofia clássica alemã não permaneceu totalmente despercebido no contexto sistemático da filosofia anglo-americana. Por exemplo, no trabalho de P. F. Strawson, Hector Neri Castañeda, John Rawls e Charles Taylor [...]”.

AMERIKS, Karl; STURMA, Dieter. The modern subject: conceptions of the self in classical german philosophy. State University of New York Press, 1995.

Somente os grifos destaques são meus.

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