sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AINDA ENTRE KANT E HEGEL E A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS: O "NEO-KANTISMO" E AS CIÊNCIAS

 

Ainda estudando Immanuel Kant, mantendo o foco no percurso que tem início no período pré-crítico, passando demoradamente pelo período entre Kant e Hegel e, chegando à algumas questões e autores ligados ao    denominado neokantismo ou neocriticismo. Refletindo sobre essa abordagem como perspectiva filosófica desenvolvida na Alemanha, aproximadamente entre os anos 1860 a 1914, para entender as ideias de retorno às ideias mesmas de Kant em oposição a alguns autores do Idealismo.

Este volume considera a mudança entre a tradição neokantiana na filosofia alemã e as ciências do último terço do século XIX até a Grande Guerra e, em parte, além. Durante esse período, várias disciplinas científicas passaram por processos de modernização caracterizados por uma inclinação empírica crescente e um declínio na influência da metafísica, a pluralização de teorias e a revitalização histórica e pragmática de reivindicações científicas contra a filosofia. As várias contribuições analisam as maneiras pelas quais uma certa "ortodoxia kantiana" foi influenciada por esses novos desenvolvimentos e se (e como) ela mesma teve algum impacto no desenvolvimento das ciências. O volume não se limita às "ciências exatas" da matemática e da física, que são particularmente importantes para a tradição kantiana, mas também leva em consideração disciplinas menos reconhecidas, como biologia, química, tecnologia e psicologia. É complementado por contribuições que contrastam o neokantismo com outras "filosofias científicas" do período em questão.

This volume considers the exchange between the Neo-Kantian tradition in German philosophy and the sciences from the last third of the nineteenth century to the Great war and partly beyond. During this period, various scientific disciplines underwent modernisation processes characterised by an increasing empirical inclination and a decline in the influence of metaphysics, the pluralisation of theories, and the historical and pragmatic revitalisation of scientific claims against philosophy. The various contributions look at the ways in which a certain ‘Kantian orthodoxy’ was influenced by these new developments and whether (and how) itself had some impact on the development of the sciences. The volume is not limited to the 'exact sciences' of mathematics and physics, which are particularly important for the Kantian tradition, but also takes into account less recognised disciplines such as biology, chemistry, technology and psychology.  It is complemented by contributions that contrast Neo-Kantianism with other 'scientific philosophies' of the period in question.

Link para a obra, na página editora, inclusive com o o "Sumário" para um primeiro contato com os temas abordados:

https://www.routledge.com/New-Perspectives-on-Neo-Kantianism-and-the-Sciences/Pulte-Baedke-Koenig-Nickel/p/book/9781032536392?srsltid=AfmBOopqpLZv2G922NpKcsFsm2uSTP87DZJ58wmtPk1ORsAQgtMZGrXY

______.

CALVINO, Italo. Porque ler os clássicos. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

HEGEL G. W. F. Fenomenologia do espírito. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Tübingen: M. Niemeyer, 1986.

______. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas - SP: Ed. Unicamp, 2012.

HENRICH, Dieter. The unity of reason: essays on Kant's philosophy. Trad. Jeffrey Edwards. Richard L. Velkely (editor). Library of Congress Cataloging-in-Publication Data. Oxford University Press, 1994.

______. Between Kant and Hegel: lectures on german idealism. Harverd University Press: Cambridge, Massachusssets; London, England, 2008.

______. Grundlegung aus dem Ich: Untersuchungen zur Vorgeschichte des Idealismus. Tübingen – Jena 1790–1794. Suhrkamp Auflage, 2004.

______. Konstellationen: Probleme und Debatten am Ursprung der idealistischen Philosophie (1789-1795).  Klett-Cotta /J. G. Cotta'sche Buchhandlung Nachfolger, 1991.

______. Denken und Selbst: Vorlesungen über Subjektivität. Suhrkamp, 2016.

______. Pensar e ser si mesmo: preleções sobre a subjetividade. (Trad. Markus A. Hediger; Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

KANT, Immanuel. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992. 

______.Vorlesung über die philosophische EncyclopädieInKant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Tradução e estudo de Vinicius de Figueiredo. São Paulo: Editora Clandestina, 2018.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

______. Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. W. de Gruyter, 1968.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.

______. Lições de Ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.

______. Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/ São Francisco, 2019.

______. Lições de Metafísica. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.

______. Crítica da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril Cultural, 1983.

______. Dissertação de 1770. De mundi sensibilis ataque inteligibilis forma et princípio. Akademie-Ausgabe. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. Trad. apres. e notas de Leonel Ribeiro dos Santos. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda. FCSH da Universidade de Lisboa, 1985.

______. Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como ciência. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2014)

______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1982.

______. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? InEstudos Kantianos, Marília, v. 8, n. 2, p. 179-189, Jul./Dez., 2020.

______. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

PLATÃO. República. 12. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2001.

______. República. 3. ed. Belém, PA: EDUFPA. Trad. Carlos Alberto Nunes, 2000.

PULTRE, Helmut; BAEDKE, Jan; KOENIG, Daniel; NICKEL, Gregor (Editores).New perspectives on neo-kantianism and the sciences. Routlege, 2024.


 

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