quarta-feira, 18 de setembro de 2024

REFLEXÃO MATINAL CXCII: "A VERDADE É O QUE NOS UNE": ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE KARL JASPERS

Pausa na Oficina. Estudando sempre. 

Mais uma leitura no sentido de um Bom Existencialismo:

Já escrevi aqui e sigo na mesma perspectiva desde há muito tempo, acostumado a ler Karl Jaspers, desde seu “Introdução ao pensamento filosófico”, e, sempre como existencialista, ou como grande autor dos 2 volumes de “Algemeine Psichopalogie” a que tive acesso, inicialmente em português, e sempre os consulto, sobre estes temas com qual sempre estou envolvido e estudando.

Recentemente reli alguns de seus textos, anotei aqui uma leitura deste recém lançado: Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosófica. Também escrito por  Karl Jaspers com prefácio: Luciano Alves Meira, publicado pela editora Vozes.

Como o tema, também comum aqui nesta página, com certeza terá acréscimos nas reflexões acrescentei mais esta referência somando dois textos a que tive acesso hoje.

Sobre o Livro: “No mundo de hoje, em que as instâncias predominantes da verdade - as ciências naturais e as fés reveladas - parecem dispostas a reconhecer valor na filosofia apenas se esta concordar em assumir uma posição subordinada a elas, pode o pensamento filosófico - que sempre incorporou a tendência do homem procurar a verdade e compreender a realidade - ainda reivindica a sua especificidade e autonomia? É diante desta questão decisiva que a perspectiva liberal-iluminista de Karl Jaspers – psicopatologista e filósofo ao mesmo tempo – mostra toda a sua relevância. Na verdade, ao criticar todas as formas de cientificismo, isto é, todas as formas de fé supersticiosa na capacidade do conhecimento científico para fornecer respostas a questões filosóficas básicas (sobre o significado da existência, comportamento moral e social, modelos de boa vida, justiça, de felicidade), ele tem o cuidado, por um lado, de não desvalorizar a importância da ciência e da tecnologia. Por outro lado, sem negar a dimensão metafísico-religiosa da existência, não tem escrúpulos em questionar radicalmente a reivindicação absolutista das religiões histórico-positivas de possuir a verdade.” 

“Nel mondo d’oggi, in cui le istanze veritative predominanti ‒ le scienze naturali e le fedi rivelate ‒ sembrano disposte a riconoscere valore alla filosofia solo se questa accetta di assumere una posizione loro subordinata, può il pensiero filosofico ‒ che da sempre incarna la tendenza dell’uomo a ricercare la verità e comprendere la realtà ‒ rivendicare ancora una sua specificità e una sua autonomia? È a fronte di questa questione decisiva che la prospettiva illuministico-liberale di Karl Jaspers ‒ psicopatologo e filosofo al contempo ‒ mostra tutta la sua attualità. Infatti, pur criticando ogni forma di scientismo, cioè ogni forma di fede superstiziosa nelle capacità del sapere scientifico di dare risposte alle questioni filosofiche di fondo (circa il senso dell’esistenza, i comportamenti morali e sociali, i modelli di vita buona, di giustizia, di felicità), egli si guarda bene, da un lato, dallo svalutare l’importanza della scienza e della tecnica. Dall’altro, pur senza negare la dimensione metafisico-religiosa dell’esistenza, non si fa scrupolo di mettere radicalmente in discussione la pretesa assolutistica delle religioni storico-positive di possedere la verità.

Link para uma artigo sobre o livro:

https://www.orthotes.com/attualita-del-pensiero-di-karl-jaspers/?utm_source=ReviveOldPost&utm_medium=social&utm_campaign=ReviveOldPost

Um outro texto sobre “O sentido da existência na obra de Karl Jaspers”:

https://www.orthotes.com/wp-content/uploads/2020/07/garaventa-4-dalessandro-ilfoglio-23-12-2017.pdf


______.

CAMUS, Albert. O estrangeiro. 54. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1979.

______. O homem revoltado. Rio de Janeiro, RJ: Best Bolso, 2017.

______. O mito de Sísifo. 26. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2018.

______. A peste. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2017.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. – Porto Alegre, RS: Artmed, 2019.

______. Religião, psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

DEFOE, Daniel. Um diário do ano da peste. São Paulo: Novo Século, 2021.

FRANKL, Viktor. Yes to Life: in spite of everything. Beacon Press, 2020.

______. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida, SP: Ideias e letras, 2005.

GALENO. On the passions and errors of the soul. Translated by Paul W. Harkins with an introduction and interpretation by Walter Riese. Ohio State University Press, 1963.

______. Aforismos. São Paulo: E. Unifesp, 2010.

GARAVENTA, Roberto. La verità è ciò che ci unisce: attualità del pensiero di Karl Jaspers. Napoli: Orthotes, 2017.

GAZOLLA, Rachel.  O ofício do filósofo estóico: o duplo registro do discurso da Stoa, Loyola, São Paulo, 1999.

JASPERS, Karl. Il medico nell'età della técnica. Con un saggio introduttivo di Umberto Galimberti. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1991.

______. Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosofica. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2022.

______. Der Arzt im technischen Zeitalter: Technik und Medizin. Arzt und Patient. Kritik der Psychotherapie. 2. ed. München: Piper, 1999.

______. Psicopatologia geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. São Paulo: Atheneu, 1979. (2 vols.)

______. Plato and Augustine. Edited by Hannah Arendt. Translated by Ralph Manheim. New York: Harvest Book, 1962.

______. Introdução ao pensamento filosófico. 16. ed. São Paulo: Cultirx, 1971.

KIEKEGAARD, S. A. O desespero humano: doença até a morte. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

______. O desespero humano: São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

______. Do desespero silencioso ao elogio do amor desinteressado. (Org. Alvaro Valls). Escritos, 2004.

______. As obras do amor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. O conceito de angústia. 3. ed. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ, Vozes, 2015.

MAY, Rollo. (Org.). Psicologia existencial. Rio de Janeiro: Globo, 1980.

______. A descoberta do ser. São Paulo: Rocco, 1988.

______. O homem à procura de si mesmo. São Paulo: Ed. Círculo do livro, 1992.

______. Psicologia do dilema humano. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

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