terça-feira, 17 de setembro de 2024

POR CAMINHOS OUTRORA JÁ PERCORRIDOS - "CLÁUSULA DE RESERVA" (III)

ATUALIZANDO UMA POSTAGEM ANTIGA.

A "cláusula de reserva" de Epicteto é em si um antídoto para a pretensão de se ter tudo sob controle. 

(Hypexaíresis - ὑπεξαίρεσις)

Voltando a refletir sobre essa questão da "cláusula de reserva", agora pela manhã; ideia essa encontrada na obra, que reli recentemente: “Inner citadel” de Pierre Hadot, que pode ser associada a essa Meditação de Marco Aurélio : “[...] se alguém ao fazer uso abusivo da força, se puser em teu caminho, muda para o que é benéfico e indolor, e recorre a outra virtude para lidar com o impedimento. E lembra que agiste segundo a cláusula de resetva e que não se alcança o impossível. O que então se alcança? Um impulso em conformidade com a cláusula de reserva. Nisso és bem suceddido, pois, ocorrem as coisas pelas quais nos movemos. (VI : 50)”

Ora, qualquer coisa que não nos saia a contento, ou como planejamos, apresenta-nos esse desafio: desenvolver outra virtude”. Não se irritar, (que eu mesmo, preciso superar, por exemplo!)

E, ainda, considerando o que diz Epicteto, numa das Diatribes [2.6]. “[...] é bom também conhecer a própria qualificação e a própria força, de modo que, nas coisas nas quais não estás qualificado, mantenhas silêncio e não te irrites se outros forem melhores que tu nelas” (trad. prof. Aldo Dinucci)

É certo que, com as reflexões matinais levadas em frente aqui, para autocrescimento, o segredo para a liberdade [ἐλευθερίας], serenidade [εὐροίας], paz [Ἀταραξία] (EPICTETO. D. II.XVIII.28-29) é: preocupar-se em agir adequadamente diante dos acontecimentos e não agir quando nada se pode fazer.

______.

DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.

DINUCCI, Aldo. Tradução e comentário à Diatribe de Epicteto 1.2: como manter o caráter próprio em todas as ocasiões. Veredas da História, [online]. Ano V, Edição 2: Juiz de Fora, 2012. p.197-208.

EPICTETO. Entretiens. Livre I./, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.

______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.

______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)

______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.

EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/

HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.

MARCO AURÉLIO. Meditações. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...