Um pouco de Lazer:
Brevíssimas anotações para um estudo a partir do livro “Tio petros e a conjectura de goldbach: um romance sobre os desafios da matemática”, neste caso, apesar de não ser uma obra científica ou especificamente de Matemática trata de algo relacionado a esta ciência: as conjecturas.
Recentemente li muito sobre Conjectura de Poincaré; o paradoxo de Fermi e outros famosos "problemas" e "Conjecturas famosas" que podem ser vistos, em resumo, na página em que acrescento abaixo o link:
Link para a página “nonius”:
https://www.mat.uc.pt/~jaimecs/nonius/nonius28_3.html
Assim que terminei de reler essa obra que li em 2001, inspirei-me a reler outras das que sempre anoto aqui para estudos posteriores. Essa, na verdade, não pode ser tomada como obra científica, somente meus interesses pelo assunto me levam a obras como essa. Para relaxar é muito bom!
Resumo da obra: “Um jovem descobre que seu tio, um tipo estranho e visto pela família como um perdedor, fora no passado um brilhante matemático, que dedicara sua vida ao estudo de um problema insolúvel: a Conjectura de Goldbach. A curiosidade o leva a questionar o tio sobre a verdadeira história de sua vida, de cuja narrativa se tece este belo e apaixonado romance."
No site da editora: “Em 1742, na correspondência entre Christian Goldbach e o famoso matemático suíço Leonhard Euler, foi formulada a seguinte questão: "Todo número inteiro par maior que 2 pode ser representado como a soma de dois números primos".
Hoje, mais de 250 anos depois, a Conjectura de Goldbach tornou-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada empiricamente até 1.014, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 - e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la.
Este romance é a história de Petros Papachristos, um homem que dedicou sua vida a desafiar o enigma.”
...
"Uma conjectura matemática insolúvel por dois séculos; um tio gênio que enlouqueceu tentando resolvê-la; uma relação ambígua com seu sobrinho aspirante a discípulo; e uma acurada observação do ser humano fazem de Tio Petros um romance engraçado, encantador e, para mim, irresistível." (Oliver Sacks, M.D.)
"Um livro brilhantemente escrito, uma história de detetive de grande charme, que realmente capta o espírito da pesquisa matemática." (Sir Michael Atiyah, matemático vencedor da Fields Medal)
"Um retrato fascinante de como um matemático pode cair numa armadilha mental ao devotar seus esforços a um problema demasiadamente difícil." (John Nash, Prêmio Nobel de Economia)
...
A isso acrescentei hoje, um filme e uma resenha. Na bibliografia, algumas das obras sobre divulgação científica, História da ciência e Filosofia da ciência que estou lendo e relendo por aqui.
Link para uma resenha:
https://www3.unicentro.br/petfisica/2021/04/07/resenha-tio-petros-e-a-conjectura-de-goldbach/
Filme: “Le téorème de Marguerite”
https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_n4zz-lHyDmkDmW3ld2y6wSTdJnyzdj4bw&si=v9DhkolvRCBYyxCX
Sinopse: “O futuro de Marguerite, uma brilhante aluna de Matemática na prestigiada École Normale Supérieure, parece todo planejado. Única mulher buscando sua promoção, ela está finalizando uma tese que deverá expor para um público de pesquisadores. No dia D, um erro abala todas as suas certezas e todos os seus alicerces desabam. Marguerite decide largar tudo para começar tudo de novo."
Régia de Anna Novion. Um filme com Ella Rumpf, Clotilde Courau, Jean-Pierre Darroussin, Julien Frison, Sonia Bonny. Título original: Le Théorème de Marguerite. Genere Drammatico, - França, Svizzera, 2023, duração 112 minutos.”
______.
BRAGA, Ruben. A apercepção originária de Kant na física do século XX. Brasília, DF, 1991.
DESCARTES, R. Oeuvres. Org. C. Adam e P. Tannery. Paris: Vrin, 1996. 11v. [indicadas no texto como Ad & Tan]
_______. Descartes: oeuvres et lettres. Org. André Bidoux. Paris:
Gallimard, 1953. (Pléiade).
_______. Discursos do Método; Meditações; Objeções e Respostas; As Paixões da Alma; Cartas. (Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gerard Lebrun; Trad. de J. Guinsberg), Bento Prado J. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).
______. O mundo (ou Tratado da luz) e O Homem. Apêndices, tradução e notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
DICTIONNAIRE Philosophique - édition Garnier Frères (1878). Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/Wikisource:Index_des_auteurs
DOXIADIS, Apostolos. Tio Petros e a Conjectura de Goldbach. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 2001.
FEYMANN, Richard. Lições de física: a edição do novo milênio. Porto Alegre, RS: Bookman, 2019.
______. Lecciones de física. Primera edición de 1971; primera reimpresion en Mexico: Addison Wesley Longman de Mexico S.A.1998.
______; Robbins(editor); MEDINA, Maria Beatriz de (tradutor); Dyson, Freeman (prefácio). Os melhores textos de Richard P. Feynman. São Paulo: Ed. Blucher, 2015.
GRAPOTTE, Sophie (Org.); LEQUAN, Mai; RUFFING, Margit. Kant et les sciences: un dialogue philosophique avec la pluralité des savoirs. Paris: Vrin, 2011.
KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
______. Estudos de história do pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
______. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
KANT, Immanuel. Primeiros princípios metafísicos da ciência da natureza. Lisboa: Edições 70, 2019.
______. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994.
______. Dissertação de 1770. De mundi sensibilis atque inteligibilis forma et principio. Akademie-Ausgabe. Trad. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. Trad., apres. e notas de L. R. dos Santos. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda. FCSH da Universidade de Lisboa, 1985.
______. Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como ciência. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2014)
______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1982.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LAKATOS, Imre. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I. e MUSGRAVE, A. (org.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.
_____. History of science and its rational reconstructions. In: HACKING, I. (org.) Scientific revolutions. Hong-Kong: Oxford University, 1983.
______. Matemática, ciencia y epistemología. Madrid: Alianza, 1987.
______. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1989.
LEFÈVRE, Wolfgang. (Editor) Between Leibniz, Newton, and Kant: Philosophy and Science in the Eighteenth Century. Springer; Softcover reprint of the original 1st ed. 2001 edição, 2011.
MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Org.) Kant e a biologia. São Paulo: Editora Barcarola, 2012.
POINCARÉ, Jules Henri. A ciência e a hipótese. Trad. Andersno Nakano. Prefácio João Príncipe. São Paulo Associação Scientiæ Studia, 2024.
______. O valor da ciência. Rio de Janeiro, RJ: Editora Contraponto, 2007.
______. Ensaio fundamentais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Contraponto, 2008.
______. A ciência e a hipótese. Brasília, DF: Unb, 1988.
______. Últimos pensamentos. Biguaçu, SC: Editora 93, 2023.POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
SILVA, Jairo José da. O que é e para que serve a Matemática. São Paulo: Ed. Unesp, 2022.
WATKINS, Eric. Kant and the sciences. Oxford University Press, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário