Entre os que li, desde o ano de 2018, sem estar relacionado com a minha pesquisa específica, um dos melhores.
Mais uma releitura encerrada hoje 02.12.2024.
"Em 1847, além de As Obras do amor, com o subtítulo Algumas considerações cristãs em forma de discursos, e do livro sobre Adler, que permaneceu inédito em vida do autor, Kierkegaard publicou ainda um volume intitulado Discursos edificantes em diversos espíritos, o qual reúne três seções. A primeira traz um longo discurso “de ocasião”, que os leitores se habituaram a chamar: “Pureza de Coração”. A segunda seção, três discursos sobre “O que aprendemos dos lírios do campo e das aves do céu” (sendo o primeiro mais poético ou estético, o segundo ético, e o terceiro religioso). A terceira, por sua vez, reúne sete discursos sob o título “O Evangelho dos Sofrimentos”.
Nesse livro, estão presentes a segunda e a terceira seções.
Este volume diferencia-se de outros que já traduzimos para o leitor brasileiro pelo fato de reunir apenas “Discursos”. O estilo é diferente, tem mais oralidade, um tom dialógico que evita referências eruditas com notas de rodapé do autor (as que aparecem são dos tradutores) e se dirige a um/a leitor/a, melhor: a “um/a ouvinte” que sabe escutar, que medita, acolhe as citações e os argumentos e busca aplicar tudo o que aprende à sua própria vida. Não são, pois, escritos de teoria pura, “objetiva”, aqui não se trata d e especulação filosófica, mas sim de reflexões de foco existencial (o que não quer dizer, é óbvio, autoajuda barata da indústria cultural). O autor, reverente, pedindo a bênção e a luz celestial, dirige-se “Àquele indivíduo” que com alegria e gratidão pode chamar "Meu leitor". Na intenção do autor, tais discursos não são escritos para arrebatar as multidões, mas não desistem de encontrar leitores que sejam bons ouvintes." (Álvaro Valls).
...
ATUALIZANDO EM 17.08.2024, AS LEITURAS DA OBRA DE KIERKEGAARD:
"Meet nro. 18 on the youtube playlist."
https://www.facebook.com/share/g/s6QxzZHvKYf9Wq4F/
Fonte: BIBLIOTECA KIERKEGAARD ARGENTINA - "Su objetivo central es promover el estudio de la obra de Søren Kierkegaard en un clima de diálogo plural, que incluye desde la discusión filosófica, teológica o psicológica hasta el análisis de la existencia humana, personal y comunitaria."
Sitio web:
https://www.sorenkierkegaard.com.ar/
______.
JASPERS, Karl. Il medico nell'età della técnica. Con un saggio introduttivo di Umberto Galimberti. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1991.
______. Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosofica. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2022.
______. Der Arzt im technischen Zeitalter: Technik und Medizin. Arzt und Patient. Kritik der Psychotherapie. 2. ed. München: Piper, 1999.
______. Psicopatologia geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. São Paulo: Atheneu, 1979. (2 vols.)
______. Plato and Augustine. Edited by Hannah Arendt. Translated by Ralph Manheim. New York: Harvest Book, 1962.
______. Introdução ao pensamento filosófico. 16. ed. São Paulo: Cultirx, 1971.
KANT, Immanuel. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). ______. O livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro, 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Brasília, DF: Feb, 2013. (Q. 893-919: "As virtudes e os vícios”; “Paixões"; “Caracteres do homem de bem”; “Conhecimento de si mesmo” e 920-933: "Felicidade"; Q. 614-648: "Caracteres da Lei natural"; "Origem e conhecimento da Lei natural"; "O bem e o mal"; "Divisão da Lei natural").
KIERKEGAARD, S. A. O desespero humano: doença até a morte. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
______. Discursos edificantes em diversos espíritos. São Paulo: Liberars, 2018.
______. O desespero humano: São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
______. Do desespero silencioso ao elogio do amor desinteressado. (Org. Alvaro Valls). Escritos, 2004.
______. As obras do amor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
______. O conceito de angústia. 3. ed. Trad. Alvaro Valls. Petrópolis, RJ, Vozes, 2015.
MAY, Rollo. (Org.). Psicologia existencial. Rio de Janeiro: Globo, 1980.
______. A descoberta do ser. São Paulo: Rocco, 1988.
______. O homem à procura de si mesmo. São Paulo: Ed. Círculo do livro, 1992.
______. Psicologia do dilema humano. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário