terça-feira, 30 de setembro de 2025

TEMPO DE RETORNAR AOS ESTUDOS (II)


Estudando ainda e detalhadamente a KrV (Paraligismos), a KpV (Dialética da razão prática pura), a KUK, mas retornando à "Religião nos limites da simples razão" em sua "Terceira peça" (6:93 - 6:150). Traduzido pelo prof. Bruno Cunha) me deparei lendo, relendo, escrevendo e pensando muito hoje nessa questão (6:98):

"O domínio [Herrschaft] do princípio bom, na medida em que seres humanos podem trabalhar em prol dele, não é, portanto,- tanto quanto discernimos - alcançável, senão mediante o estabelecimento e a expansão de uma sociedade segundo as leis de virtude e pela causa delas, de uma sociedade na qual se torna tarefa e dever para todo gênero humano” (Rel 6: 94).

______.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (col. Os Pensadores).

______. Ethica Nicomachea - III 9 - IV 15: As virtudes morais. Trad. Marco Zingano. São Paulo: Odysseus Editora, 2019.

BICALHO, Vanessa Brun. Ciência e sabedoria de vida na filosofia transcendental de Kant à luz do estoicismo. Tese de Doutorado (Campus de Toledo). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, 2021.

BRUNNER, Jürgen. Das radikale Böse und die Freiheit der Willkür: Kants Theorie des Bösen und die Vorstufen bei Baumgarten. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2025.

BUTLER, J; CLARKE, S; HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, WFilosofia moral britânica: textos do século XVIII. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2014.

CÍCERO, M.T. 1988. De finibus bonorum et malorum / Über die Ziele des menschlichen Handelns. Edição e tradução: Olof Gigon. München/Zürich: Ártemis.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

DUPLÁ, Leonardo Rodriguez. Mal y la gracia: la religión natural de Kant. Barcelona: Herder; 2019.

KANT, Immanuel. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______. Começo conjectural da história humana. São Paulo: Unesp, 2010. (p.80-81).

______. Ideia de uma história de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.

______. A religião nos limites da simples razão. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2024.

______.Vorlesung über die philosophische EncyclopädieInKant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Tradução e estudo de Vinicius de Figueiredo. São Paulo: Editora Clandestina, 2018.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

______. Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. W. de Gruyter, 1968.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. A metafísica dos costumes. Trad. Clélia Aparecida Martins. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.

______. Lições de Ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.

______. Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/ São Francisco, 2019.

______. Lições de Metafísica. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.

______. Crítica da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril Cultural, 1983.

______. Dissertação de 1770. De mundi sensibilis ataque inteligibilis forma et princípio. Akademie-Ausgabe. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e inteligível. Trad. apres. e notas de Leonel Ribeiro dos Santos. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda. FCSH da Universidade de Lisboa, 1985.

______. Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como ciência. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2014)

______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1982.

______. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? InEstudos Kantianos, Marília, v. 8, n. 2, p. 179-189, Jul./Dez., 2020.

______. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

______. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontenella. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1996.

______. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. Sobre a Pedagogia. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2021.

KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). ______. O livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro, 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Brasília, DF: Feb, 2013. (Q. 893-919: "As virtude e os vícios”; “Paixões"; “Caracteres do homem de bem”; “Conhecimento de si mesmo” e 920-933: "Felicidade"; Q. 614-648: "Caracteres da Lei natural"; "Origem e conhecimento da Lei natural"; "O bem e o mal"; "Divisão da Lei natural").

LEIBNIZ. G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

______. Ensaios de teodicéia. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

______; WOLFF, C; EULER, L.P; BUFFON, G.-L; LAMBERT, J. H; KANT, I. Espaço e pensamento: textos escolhidos. Organização de Márcio Suzuki (Org.). Tradução de Márcio Suzuki e Outros. São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 286.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Org.) Kant e a biologia. São Paulo: Editora Barcarola, 2012.

PHILONENKO, Alexis. L'Oeuvre de Kant: la philosophie critique. Tome I. J. Vrin, 1996. (col. Bibliothèque d'histoire de la philosophie)

RATEAU, Paul. Leibniz on the Problem of Evil, Oxford University Press, 2019.SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica dos costumesSão Paulo: Editora Unesp, 2024.

______. Os dois problemas fundamentais da ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.

VUJOŠEVIĆ, Marijana. Kant on Self-Control. Cambridge University Press; 2024.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

TEMPO DE RETOMAR OS ESTUDOS: SOBRE "KANT E OS ANTIGOS"

  

Acrescentando aos estudos (Lendo):
Agora acrescentando um outro livro sobre o assunto:

1. SANTOS, Robinson dos (Org.). Kant e os antigos. Petrópolis, RJ: Vozes: CAPES, 2025.

Kant e os antigos foi o tema geral do IX Colóquio Kant Internacional, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizado em julho de 2024. Desde o ano de 2010, o evento foi 1.realizado bianualmente (com exceção do período da pandemia de covid-19), contando em todas as edições com uma excelente participação de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, interessados na pesquisa sobre questões do – e relacionadas ao – pensamento filosófico kantiano. Nessa mesma edição de 2024, comemoramos os 300 anos do nascimento do filósofo e 14 anos de atividades do Grupo de Estudos Kant da UFPel. Apesar das contingências e das dificuldades daquele momento, relacionadas às inundações no Rio Grande do Sul, o evento foi realizado de modo exitoso graças aos auxílios recebidos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Programa de Pós-Graduaço em Filosofia da UFPel e também a uma soma de esforços por parte dos próprios colegas conferencistas que, em alguns casos, se dispuseram a percorrer caminhos não convencionais, dada a situação de excepcionalidade dos itinerários terrestres daquele momento. Por isso, gostaria de deixar registrado aqui o agradecimento: ao Departamento de Filosofia e ao PPG em Filosofia da UFPel; aos docentes e discentes que apoiaram diretamente na Comissão Organizadora e Científica e que participaram do evento, tanto como ouvintes quanto como apresentadores de comunicações; às agências de fomento Capes e Fapergs, pelo auxílio financeiro que viabilizou a realização do evento e a publicação

deste livro; ao Conselho Editorial da Editora Vozes, pela disposição em publicar esta obra; e, em especial, a Aline Carneiro, pelo apoio e pela colaboração no contato com a editora, para que esse projeto se concretizasse. São Paulo, janeiro de 2025. (Organizador)

______.

2. MERRITT, Melissa. Kant and stoic ethics. Cambridge University Press, 2025.

Embora seja amplamente reconhecido que muitos conceitos centrais à ética kantiana têm origem estoica, ainda há relativamente pouca análise acadêmica aprofundada da importância da ética estoica para o desenvolvimento da filosofia kantiana ao longo do período crítico e além. Este volume reúne um grupo intelectualmente diverso de estudiosos dos clássicos e da filosofia para avançar nossa compreensão deste tópico, abordando questões sobre a transmissão da filosofia estoica no contexto intelectual de Kant, a qualidade da compreensão do próprio Kant sobre o estoicismo, sua transformação de algumas de suas ideias centrais e a importância do tópico para o que permanece vital na ética estoica e kantiana hoje. O volume interessará àqueles que trabalham com história da filosofia, a natureza da racionalidade, a filosofia da ação, a psicologia moral e a teoria da virtude.


* Sobre a autora: "Melissa Merritt is Senior Lecturer in Philosophy at the University of New South Wales. She has published widely on Kant’s theoretical and practical philosophy in journals including Philosophical Quarterly, European Journal of Philosophy, Southern Journal of Philosophy, British Journal for the History of Philosophy and Kantian Review.

...
PS: Acrescentando hoje uma resenha sobre a obra de Faviola R. Castro.

CASTRO, Faviola Rivera. Virtude, Felicidade e Religião na Filosofia Moral de Kant. México, Instituto de Pesquisas Filosóficas-UNAM, 2014, 328 pp., ISBN: 978-607-02-4788-0. Disponível em: https://turia.uv.es/index.php/REK/article/view/9992. Acesso em: 06 de setembro de 2025.

______.

BAUMGATEN, Alexander Gottlieb; KANT Immanuel. Baumgarten's elements of first practical philosophy: a critical translation with Kant's reflections on moral philosophy. Bloomsbury Academic; Reprint edição, 2021.

BICALHO, Vanessa Brun. Ciência e sabedoria de vida na filosofia transcendental de Kant à luz do estoicismo. Tese de Doutorado (Campus de Toledo). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, 2021,

FUNKE, Gerhard (ed.) et al.; SALA, Giovanni B; MALTER, Rudolf. Kant und die Frage nach Gott: Gottesbeweise und Gottesbeweiskritik in den Schriften Kants. Berlim: Walter de Gruyrer, 2010.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Gesammelte Schriften. Vol. I-XXIX. Berlim: Reimer (De Gruyter) 1910-1983.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.

______. Kants Populäre Schriften. Edição de Paul Menzer (1911). Berlim: Walter de Grutter; Reprint, 2018.

Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.

______. A religião nos limites da simples razão. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2024.

______.Vorlesung über die philosophische EncyclopädieInKant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Tradução e estudo de Vinicius de Figueiredo. São Paulo: Editora Clandestina, 2018.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

______. Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. W. de Gruyter, 1968.

MERRITT, Melissa. Kant on reflection and virtue. Cambridge Universty Press, 2018.

______. The sublime. Cambridge Universty Press, 2018.

______. Kant and stoic ethics. Cambridge University Press, 2025.

sábado, 6 de setembro de 2025

TEMPO DE ESTUDOS: POR "UMA VIDA ESTOICA"

No dia 14 de setembro, um domingo, estaremos, eu e meu amigo Alfredo Julien, próximo domingo haverá o Lançamento da recente publicação, pela Companhia das Letras.

Estarei presente! Os tradutores Aldo Dinucci e Alfredo Julien falarão sobre as traduções de Marco e Epicteto.

Será em São Paulo, no endereço abaixo. 

Abaixo, para quem queira ler uma pequena apresentação. Link sobre a obra

https://aldodinucci.blogspot.com/2025/09/apresentacao-de-nossa-traducao-de.html?fbclid=IwY2xjawMpJVlleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFlZjc3eEF3Z0lQc0RzZ1pHAR5KLP4S0nomgD-4Kp_H8pdec8OktJ4WmJASvbxoh5xHzrBvgaCgSqrSxSBEog_aem_0PvMyqq9zQvZSyd4xUj3RA

...

GT Epíteto - Anpof

https://anpof.org.br/gt/gt-epicteto-e-marginalia-filosofica

...



JORNADA ESTUDANDO KARDEC NO INTERIOR DE SÃO PAULO - IDEAK

Jornada Estudando Kardec no Interior de São Paulo . Cosme Massi compartilha seus mais de 30 anos de experiência em estudos sobre Allan Karde...