deste livro; ao Conselho Editorial da Editora Vozes, pela disposição em publicar esta obra; e, em especial, a Aline Carneiro, pelo apoio e pela colaboração no contato com a editora, para que esse projeto se concretizasse. São Paulo, janeiro de 2025. (Organizador)
______.
2. MERRITT, Melissa. Kant and stoic ethics. Cambridge University Press, 2025.
“Embora seja amplamente reconhecido que muitos conceitos centrais à ética kantiana têm origem estoica, ainda há relativamente pouca análise acadêmica aprofundada da importância da ética estoica para o desenvolvimento da filosofia kantiana ao longo do período crítico e além. Este volume reúne um grupo intelectualmente diverso de estudiosos dos clássicos e da filosofia para avançar nossa compreensão deste tópico, abordando questões sobre a transmissão da filosofia estoica no contexto intelectual de Kant, a qualidade da compreensão do próprio Kant sobre o estoicismo, sua transformação de algumas de suas ideias centrais e a importância do tópico para o que permanece vital na ética estoica e kantiana hoje. O volume interessará àqueles que trabalham com história da filosofia, a natureza da racionalidade, a filosofia da ação, a psicologia moral e a teoria da virtude.”
CASTRO, Faviola Rivera. Virtude, Felicidade e Religião na Filosofia Moral de Kant. México, Instituto de Pesquisas Filosóficas-UNAM, 2014, 328 pp., ISBN: 978-607-02-4788-0. Disponível em: https://turia.uv.es/index.php/REK/article/view/9992. Acesso em: 06 de setembro de 2025.
BAUMGATEN, Alexander Gottlieb; KANT Immanuel. Baumgarten's elements of first practical philosophy: a critical translation with Kant's reflections on moral philosophy. Bloomsbury Academic; Reprint edição, 2021.
BICALHO, Vanessa Brun. Ciência e sabedoria de vida na filosofia transcendental de Kant à luz do estoicismo. Tese de Doutorado (Campus de Toledo). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, 2021,
FUNKE, Gerhard (ed.) et al.; SALA, Giovanni B; MALTER, Rudolf. Kant und die Frage nach Gott: Gottesbeweise und Gottesbeweiskritik in den Schriften Kants. Berlim: Walter de Gruyrer, 2010.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.
______. Gesammelte Schriften. Vol. I-XXIX. Berlim: Reimer (De Gruyter) 1910-1983.
______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.
______. Kants Populäre Schriften. Edição de Paul Menzer (1911). Berlim: Walter de Grutter; Reprint, 2018.
Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.
______. A religião nos limites da simples razão. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2024.
______.Vorlesung über die philosophische Encyclopädie. In: Kant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).
______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Tradução e estudo de Vinicius de Figueiredo. São Paulo: Editora Clandestina, 2018.
______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.
______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.
______. Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. W. de Gruyter, 1968.
MERRITT, Melissa. Kant on reflection and virtue. Cambridge Universty Press, 2018.
______. The sublime. Cambridge Universty Press, 2018.
______. Kant and stoic ethics. Cambridge University Press, 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário