sábado, 5 de agosto de 2017

A INCLUSÃO DO OUTRO


"XIII Colóquio Habermas" & "IV Colóquio de Filosofia da Informação"


"A Inclusão do Outro

O livro A inclusão do outro foi publicado em 1996, quatro anos depois de Direito e democracia. Em ambos, trata-se de pensar as consequências do conteúdo universalista dos princípios republicanos. Tal conteúdo implica respeito e solidariedade. Desse modo, a universalidade não seria incompatível com a alteridade e a diferença. Como bem pontua o prefácio do texto, “a ‘inclusão do outro’ significa que as fronteiras da comunidade estão abertas a todos – também e justamente àqueles que são estranhos um ao outro – e querem continuar sendo estranhos.”
Se considerarmos os acontecimentos que vêm ocorrendo no mundo, como a questão da imigração na Europa e em outros países, no que se inclui diferenças culturais e religiosas profundas, a questão da divisão e do ódio que se manifestaram em eleições majoritárias ao redor do mundo, ao lado da questão da pobreza, nesse cenário, o tema pensado pelo livro adquire grande atualidade.
O livro tem espectro amplo e inclui o debate havido com Rawls, bem como a discussão do bicentenário de a Paz perpétua de Kant.
Por isso, ele é um convite para os colóquios repensarem o tema frente a atualidade do mesmo."
(Delamar José Volpato Dutra)

https://coloquiohabermas.wordpress.com/


Resultado de imagem para inclusão do outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...