Recentemente, cada vez mais, tenho lido com afinco a
temática que sempre anoto aqui. Entre os autores que tenho estudado com muita
dedicação estão: Peter Harrison, que organizou “Ciência e religião”; Ronald Numbers e seu, entre outros, “Galileu Goes to jail”; Andrew Pinsent e muito recentemente: Rodney
Stark.
Depois disso, quero ver esse que
postei a imagem da capa, do prof. Danilo Marcondes... (já percebi que preciso
cotejar muito atentamente), sigamos o trabalho:
.’.
“A Revolução Científica, das grandes
navegações a Newton. Esta antologia de textos sobre filosofia e história das
ciências tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as ideias dos
grandes expoentes da Revolução Científica. Em vez de "ouvir falar" ou
"ler sobre" o que eles pensam, o leitor terá oportunidade de lidar
diretamente com os textos de Copérnico, Da Vinci, Galileu, Newton e muitos
outros. Com a experiência de mais de 30 anos de magistério, o professor Danilo
Marcondes defende uma interpretação mais abrangente da Revolução Científica,
incluindo ao lado dos habituais campos da física e da astronomia também a
geografia, a linguagem, a medicina, as artes... Indo além nessa visão
inovadora, afirma ainda que, sob muitos aspectos, a Revolução começou de fato
com os desafios ao conhecimento tradicional lançados pelas grandes navegações,
e sobretudo pelo descobrimento do Novo Mundo. Elaborado para utilização
didática, o volume está organizado com: - uma introdução para cada pensador; -
um comentário que situa cada trecho escolhido no contexto da obra original,
destacando sua importância e indicando seu enfoque central; - uma série de
questões e temas para discussão, no fim de cada capítulo, além da indicação de
leituras complementares; - uma cronologia da Revolução Científica moderna no
final do livro. Esse título vem se somar aos demais volumes da coleção Textos
Básicos e ao livro Iniciação à história da filosofia, também de autoria de
Danilo Marcondes. Juntas, essas obras constituem um aparato didático de valor
inestimável - como comprova sua ampla adoção nas escolas e universidades.”
(grifos meus)
______.
BIBLIOGRAFIA
HARRISON, Peter. The Territories of
Science and Religion. University of Chicago Press, 2015.
______. (Org.) Ciência e religião. São Paulo: Ideias e
Letras, 2014.
LINDBERG, David C; NUMBERS,
Ronald. When Science and Christianity
Meet. University of
Chicago Press; Edição: Reprint 1, 2008.
NUMBERS, Ronald L.
Galileo Goes to Jail: and other myths about science and religion. Harvard
University Press, 2009.
PINSENT, Andrew. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-39OweTCOLo&feature=c4-overview&list=UUBFbFwJHAdu6PAitK1_3gTw
PINSENT, Andrew. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-39OweTCOLo&feature=c4-overview&list=UUBFbFwJHAdu6PAitK1_3gTw
STARK, Rodney. Bearing false witness: debuking
centuries of anti-catholic history. Templeton Press, 2016.
______. Why God? : explaining religious
phenomena. Templeton Press, 2017.
______. For the glory of God: how
monotheism led to refomations, science, witch-hunts and the end of slavery. New
Jersey: Princeton University Press, 2003.
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