quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO



Recentemente, cada vez mais, tenho lido com afinco a temática que sempre anoto aqui. Entre os autores que tenho estudado com muita dedicação estão: Peter Harrison, que organizou “Ciência e religião”; Ronald Numbers e seu, entre outros, “Galileu Goes to jail”; Andrew Pinsent e muito recentemente: Rodney Stark.
Depois disso, quero ver esse que postei a imagem da capa, do prof. Danilo Marcondes... (já percebi que preciso cotejar muito atentamente), sigamos o trabalho:

.’.

“A Revolução Científica, das grandes navegações a Newton. Esta antologia de textos sobre filosofia e história das ciências tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as ideias dos grandes expoentes da Revolução Científica. Em vez de "ouvir falar" ou "ler sobre" o que eles pensam, o leitor terá oportunidade de lidar diretamente com os textos de Copérnico, Da Vinci, Galileu, Newton e muitos outros. Com a experiência de mais de 30 anos de magistério, o professor Danilo Marcondes defende uma interpretação mais abrangente da Revolução Científica, incluindo ao lado dos habituais campos da física e da astronomia também a geografia, a linguagem, a medicina, as artes... Indo além nessa visão inovadora, afirma ainda que, sob muitos aspectos, a Revolução começou de fato com os desafios ao conhecimento tradicional lançados pelas grandes navegações, e sobretudo pelo descobrimento do Novo Mundo. Elaborado para utilização didática, o volume está organizado com: - uma introdução para cada pensador; - um comentário que situa cada trecho escolhido no contexto da obra original, destacando sua importância e indicando seu enfoque central; - uma série de questões e temas para discussão, no fim de cada capítulo, além da indicação de leituras complementares; - uma cronologia da Revolução Científica moderna no final do livro. Esse título vem se somar aos demais volumes da coleção Textos Básicos e ao livro Iniciação à história da filosofia, também de autoria de Danilo Marcondes. Juntas, essas obras constituem um aparato didático de valor inestimável - como comprova sua ampla adoção nas escolas e universidades.”
(grifos meus)

______.
BIBLIOGRAFIA

HARRISON, Peter. The Territories of Science and Religion. University of Chicago Press, 2015.

______. (Org.) Ciência e religião. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

LINDBERG, David C; NUMBERS, Ronald. When Science and Christianity Meet. University of Chicago Press; Edição: Reprint 1, 2008.

NUMBERS, Ronald L. Galileo Goes to Jail: and other myths about science and religion. Harvard University Press, 2009.

PINSENT, Andrew. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-39OweTCOLo&feature=c4-overview&list=UUBFbFwJHAdu6PAitK1_3gTw

STARK, Rodney. Bearing false witness: debuking centuries of anti-catholic history. Templeton Press, 2016.

______. Why God? : explaining religious phenomena. Templeton Press, 2017.

______. For the glory of God: how monotheism led to refomations, science, witch-hunts and the end of slavery. New Jersey: Princeton University Press, 2003.

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